Diversidade cultural, alteridade e vida: o cinema para pensar atos de currículo nos espaçostempos de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12544

Palavras-chave:

Cinema, Atos de currículo, Diversidade cultural, Alteridade.

Resumo

Na contemporaneidade, o digital em rede vem alterando, cada vez mais, processos de comunicação, de sociabilidade, de educação e aprendizagem, convidando-nos a pensar de que forma o cinema, como objeto sociocultural e dispositivo de aprendizagem, pode possibilitar momentos de reflexão, análise e criação. Alinhadas à abordagem dos cotidianos escolares (CERTEAU, 2013; ALVES, 2008) e aos princípios da pesquisa-formação multirreferencial (SANTOS, 2014), neste artigo, as autoras, à luz do filme argentino "Um conto chinês", criam atos de currículo, favorecendo práticas pedagógicas que relacionam o conhecimento científico ao conhecimento comum, e contemplam a diversidade cultural, o diálogo e a alteridade. Assim, e dando oportunidade para desenvolver novas visões do mundo, entrelaçam arte e educação em uma pesquisa-formação realizada no âmbito da disciplina "Cotidianos e currículos", no Curso de Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, durante o curso de doutorado, de 2015-16, que contou com 34 estudantes. Como resultado dessa experiência, obtêm diferentes narrativas de futuros professores que mostram o poder do cinema para pensar o cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Mirian Maia do Amaral, FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

Professora dos Cursos MBA do Programa FGV Mangement/FGV

Tania Lucía Maddalena, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Profesora en el Máster de Formación del Profesorado de Educación Secundaria, Formación Profesional y Enseñanza de Lenguas

Edméa Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Titular Livre do Programa de Pósgraduação em Educação

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

AMARAL, M. M. do; MADDALENA, T. L.; SANTOS, E. Diversidade cultural, alteridade e vida: o cinema para pensar atos de currículo nos espaçostempos de aprendizagem. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 650–666, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.12544. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12544. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos