Potencialidades do Scratch na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.13225

Palavras-chave:

Educação, Aprendizagem, Scratch

Resumo

O estudo apresentado mostra as possíveis potencialidades do Scratch usado em sala de aula, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no município de Igaci-AL. Este trabalho é de natureza qualitativa, e a abordagem é descritiva e exploratória, conforme Richardson (2009), complementado com o trabalho de campo. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado, tendo como participantes da pesquisa quatro professores da Rede de Ensino de Igaci que fazem uso do Scratch em sala de aula. Para a análise dos dados, tomou-se como referência a Análise de Conteúdo de Bardin (2016), que nos permitiu entender que, através do software Scratch, o estudante desenvolve capacidade de solucionar problemas pré-existentes ou que venham a surgir no decorrer do processo. Os resultados levantados, nesta pesquisa, também apontam que, quando se trabalha com esse software, o estudante se torna o autor de seus materiais de estudo, pois, é uma ferramenta que possibilita a criatividade e o desenvolvimento do raciocínio lógico na tentativa de encontrar respostas para as diversas situações encontradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivonaldo Pereira de Lima, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Professor da Rede Pública de Ensino do Estado de Alagoas. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFS).

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Professora Associada no Departamento de Educação e Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da. Doutorado em Educação (UFRN).

Alana Danielly Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Professora Adjunta nos Cursos de Graduação da Faculdade São Luís de França (FSLF). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFS).

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

MALONEY, J; RESNICK, M; RUSK, N; SILVERMAN, B; EASTMOND, E. The scratch programming language and environment. ACM Transactions on Computing Education, v. 10, n. 4, p. 1-16, nov. 2010. Disponível em: http://web.media.mit.edu/~jmaloney/papers/ScratchLangAndEnvironment.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019.

MARQUES, M. T. P. M. Recuperar o engenho a partir da necessidade, com recurso às tecnologias educativas: contributo do ambiente gráfico de programação Scratch em contexto formal de aprendizagem. 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Educativas) – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal, 2019.

MÉLO, F. É. N. et al. Do Scratch ao Arduino: uma proposta para o ensino introdutório de programação para cursos superiores de tecnologia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 39., 2011, Blumenau. Anais […]. Blumenau, SC: ABENGE, Universidade Regional de Blumenau – FURB, 2011. Disponível em: www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2011/sessoestec/art1886.pdf. Acesso em: 02 ago. 2019.

PROFESSOR A1; A2; A3. Avaliação dos conteúdos através do Scratch. [Questionário aplicado por] Ivonaldo Pereira de Lima. Igaci-AL, 17 maio 2019.

PROFESSOR A3. Escalas Termoméricas e o uso do Scratch. [Questionário aplicado por] Ivonaldo Pereira de Lima. Igaci-AL, 17 maio 2019.

PROFESSOR A3. Jogos dos movimentos. [Questionário aplicado por] Ivonaldo Pereira de Lima. Igaci-AL, 17 maio 2019.

PROFESSOR A3. Participação, colaboração e autoria. [Questionário aplicado por] Ivonaldo Pereira de Lima. Igaci-AL, 17 maio 2019.

PROFESSOR A4. Uso do Scratch em sala de aula e o comportamento da turma. [Questionário aplicado por] Ivonaldo Pereira de Lima. Igaci-AL, 17 maio 2019.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas.3. ed. 14. reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.

RUSK, N.; RESNICK, M.; MALONEY, J. Competências de aprendizagem para o século 21. Tradução: Teresa Martinho Marques. Azeitão, Portugal, 2003?. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/847/51/20150_ulsd_dep.17852_tm_anexo38c.PDF. Acessado em 04 ago. 2019.

SCRATCH BRASIL. Disponível em: http://www.scratchbrasil.net.br. Acesso em: 03 ago. 2019.

SCRATCH. About Scratch (Scratch Documentation Site). Disponível em: http://info.scratch.mit.edu/AboutScratch. Acesso em: 03 ago. 2019.

Publicado

01/02/2021

Como Citar

LIMA, I. P. de; FERRETE, A. A. S. S.; VASCONCELOS, A. D. Potencialidades do Scratch na Educação Básica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 593–604, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.13225. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13225. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos