Hiperlexia que síndrome é esta? Reflexos e reflexões das produções literárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.13372

Palavras-chave:

Hiperlexia, Altas capacidades, Produções literárias

Resumo

A hiperlexia é uma síndrome caracterizada pela leitura precoce, apresenta outros sintomas e características diferentes, ao qual dificulta o diagnóstico que é comumente confundido com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Este artigo em forma de revisão sistemática, busca conhecer as produções acadêmicas em bancos de dados entre 1999 e 2019 que possam discutir a temática da hiperlexia, bem como, verificar se há uma conexão entre a leitura precoce dessa síndrome e a leitura precoce das altas capacidades. As palavras-chave utilizadas nas pesquisas foram: hyperlexia e high ability, e foram usadas separadas e de forma combinada utilizando o operador booleano and (hyperlexia and high ability). As bases de dados consultadas foram: Education Resources Information Center (ERIC) e ScienceDirect da editora Elsevier. Como resultado foram obtidas dez (10) produções, uma (01) no ERIC e nove (09) no ScienceDirect, que atenderam aos critérios de busca estabelecidos, cabe ressaltar que é um número baixo, levando em consideração o período de vinte (20) anos, e nenhum estudo foi encontrado que tratasse da hiperlexia e altas capacidades conjuntamente neste período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Santos de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos – SP

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Especial.

Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos – SP

Docente do Departamento de Educação Especial. Doutorado em Educação Especial (UFSCAR).

Referências

ATKIN, K.; LORCH M. P. Hyperlexia in a 4-year-old boy with autistic spectrum disorder. Journal of Neurolinguistics, v. 19, n. 4, 2006. Disponible en: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0911604405000941. Accesso: 04 mar. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Diretrizes metodológicas elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados. Brasília, DF, 2012. Disponible en: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_metodologicas_elaboracao_sistematica.pdf. Accesso: 04 mar. 2019.

CASTLES, A.; CRICHTON, A.; PRIOR, M. Developmental dissociations between lexical reading and comprehension: Evidence from two cases of hyperlexia. Cortex, v. 46, n. 10, p. 1238-1247, 2010. Disponible en: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0010945210001887. Accesso: 04 mar. 2019.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, 79, 2002. Disponible en: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf. Accesso: 04 mar. 2019.

GUTIERREZ, C. T. Hyperlexia in spanish-speaking children: Report of 2 cases from Colombia, South America. Journal of the Neurological Sciences, v. 249, n. 1, p. 39-45, 2006. Disponible en: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0022510X06002723. Accesso: 04 mar. 2019.

KENNEDY, B. Hyperlexia profiles. Brain and Language, v. 84, n. 2, p. 204-221, 2003. Disponible en: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0093934X02005126. Accesso: 04 mar. 2019.

KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. P.; HOHENDORFF, J. V. Manual de produção científica. Porto Alegre, RS: Penso, 2014.

LAMÔNICA, D. A. C. et al. Habilidades de leitura em crianças com diagnóstico de hiperlexia: relato de caso. CoDAS, São Paulo, v. 25, n. 4, 2013. Disponible en: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2317-17822013000400016&script=sci_abstract&tlng=pt. Accesso: 04 mar. 2019.

LIN, C. S. Early language learning profiles of young children with autism: Hyperlexia and its subtypes. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 8, n. 3, p. 168-177, 2014. Disponible en: sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1750946713002328. Accesso: 04 mar. 2019.

LIN, C. S. et al. The development of a multimedia online language assessment for young children with Autism. Research in Developmental Disabilities, v. 34, n. 10, p. 3553-3565, 2013. Disponible en: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0891422213002916. Accesso: 04 mar. 2019.

OSTROLENK, A. et al. Hyperlexia: Systematic review, neurocognitive modelling, and outcome. Neuroscience & Biobehavioral Reviews, v. 79, p. 134-149, 2017. Disponible en: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S014976341630639X. Accesso: 04 mar. 2019.

RENZULLI, J. S. Teaching students who are gifted and talented a handbook for Teachers. Newfoundland and Labrador Department of Education, 2013. Disponible en: https://www.gov.nl.ca/eecd/files/k12_studentsupportservices_publications_teachingstudentsgiftedtalented.pdf. Accesso em: 04 mar. 2019.

RIBEIRO, I. F. A.; LEMOS, R. C. M.; SANT’ANNA, V. L. L. Hiperlexia: sua complexidade e características. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 93-95, 2009. Disponible en: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/654. Accesso: 04 mar. 2019.

RICHMAN, L. C.; WOOD, K. M. Learning disability subtypes: classification of high functioning hyperlexia. Brain Language, v. 82, n. 1, p. 10-21, 2002. Disponible en: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0093934X0200007X. Accesso: 04 mar. 2019.

TEMPLE C. M. Developmental and acquired dyslexias. Cortex, v. 42, n. 6, p. 898-910, 2006. Disponible en: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0010945208704349. Accesso em: 04 mar. 2019.

TURKELTAUB, P. E. et al. The neural basis of hyperlexic reading: An fMRI case study. Neuron, v. 41, n. 1, p. 11-25, 2004. Disponible en: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0896627303008031. Accesso: 04 mar. 2019.

WEI, X. et al. Reading and math achievement profiles and longitudinal growth trajectories of children with an autism spectrum disorder. Autism, v. 19, n. 2, p. 1-27, 2015. Disponible en: https://eric.ed.gov/?id=ED577462. Accesso: 04 mar. 2019.

ZUCCARELLO, R. et al. Reading decoding and comprehension in children with autism spectrum disorders: Evidence from a language with regular orthography. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 17, p. 126-134, 2015. Disponible en: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1750946715000781. Accesso: 04 mar. 2019.

Publicado

01/07/2021

Como Citar

OLIVEIRA, A. P. S. de; RANGNI, R. de A. Hiperlexia que síndrome é esta? Reflexos e reflexões das produções literárias. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 1914–1928, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i3.13372. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13372. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos