Discursos docentes do curso de pedagogia: um olhar à luz da Teoria da Argumentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.13613

Palavras-chave:

Formação docente, Formação pedagógica, Argumentação, Discursos docentes, Pedagogia.

Resumo

Este artigo é inspirado em duas pesquisas concluídas de Pós-Graduação em Educação − uma de doutorado e outra de pós-doutorado − cuja fundamentação teórico-metodológica é ancorada na Teoria da Argumentação, concebida por Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, em 1958. Ambas as pesquisas se conectam, pois tratam de reflexões, problematizações e acordos provisórios sobre temáticas que envolvem a Educação na contemporaneidade. Este trabalho se propõe a apresentar possibilidades de articulação da Teoria da Argumentação à Educação, tal como proposto por Lemgruber e Oliveira (2011), Mazzotti (2011); Castro, Maia e Alves-Mazzotti (2013) e Castro (2016). Para tal, focalizamos a formação pedagógica no discurso de professores de curso de Pedagogia. A partir das reflexões teóricas realizadas da análise argumentativa empreendida, entendemos que o atual modelo de formação ainda não constitui base de conhecimento que articule os conhecimentos teóricos às práticas pedagógicas que orientarão o futuro professor em sua atuação na Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, levando em conta suas especificidades. Embora haja na literatura um consenso acerca da imprescindibilidade de alteração na estrutura do curso de Pedagogia, em que a docência constitua efetivamente o foco de atuação dos professores desse curso, essa é uma questão que ainda não foi solucionada. Compreendendo a Educação como um campo propício a aprimoramentos e mudanças, este trabalho busca colaborar com a construção de conhecimentos na área de Educação, oferecendo, na medida do possível, subsídios para estudos que versem sobre a Formação Docente a partir das contribuições oriundas dos autores da área da Argumentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Corrêa da Costa, Colégio Pedro II (CPII), Campus São Cristóvão I, Rio de Janeiro – RJ

Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico. Departamento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Doutora em Educação (UNESA).

Helen Silveira Jardim de Oliveira, Colégio Pedro II (CPII), Campus São Cristóvão I, Rio de Janeiro – RJ.

Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico. Departamento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Pós-doutora em Educação (UFRJ).

Referências

CASTRO, Monica Rabello et al. Análise das interações em educação: retórica, argumentação, comunicação e representações sociais. 1. ed. Nova Iguaçu: Marsupial, 2016. v. único. 137p.

CASTRO, Monica Rabello; MAIA, Helenice; ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Representações sociais do trabalho docente: um olhar sobre a subjetividade do professor em sala de aula. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 10, n. 22, p. 150-177, 2013. Disponível em: http://periodicos.estacio.br. Acesso em: 01 abr. 2020.

LEMGRUBER, Márcio Silveira; OLIVEIRA, Renato José de. Argumentação e educação: da ágora às nuvens. In: LEMBRUGER, Márcio Silveira; OLIVEIRA, Renato José de (Orgs.). Teoria da Argumentação e educação. Juiz de Fora: UFJF, 2011. p. 91-106.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

MAZZOTTI, Tarso. Análise retórica e dialética de discursos acerca da Educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 8, n. 17, p. 1-19, 2011. Disponível em: http://periodicos.estacio.br. Acesso em: 01 abr. 2020.

MEYER, Michel. A problematologia como chave para a unidade da retórica. In: MEYER, Michel; CARRILHO, Manuel Maria; TIMMERMANS, Benoit. História da Retórica. Lisboa: Temas e Debates, 2002. p. 265-298.

OLIVEIRA, Renato José de. A ética no discurso pedagógico da atualidade. Niterói: Intertexto, 2011.

PATTON, M. Q. Qualitative research and evaluation methods. 3. ed. Thousand Oaks, California: Sage, 2002. Disponível em: http://www.sciepub.com/reference. Acesso em: 30 mar. 2020.

PERELMAN, Chaïm. Retóricas. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Publicado

20/02/2020

Como Citar

COSTA, C. C. da; OLIVEIRA, H. S. J. de. Discursos docentes do curso de pedagogia: um olhar à luz da Teoria da Argumentação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1389–1407, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i3.13613. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13613. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos