Desafios na formação de professores em um mundo conectado: representações, práticas e linguagens inovadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13836

Palavras-chave:

Formação docente, Linguagens, Cibercultura, Inclusão digital.

Resumo

No curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, temos refletido sobre a emergência de estudos sistemáticos sobre cibercultura e tecnologias informacionais. Realizamos pesquisa, extensão e ensino com o objetivo de ampliar discussões sobre as relações entre cibercultura, educação e formação de professores. Dialogamos com os conceitos inovação pedagógica, inclusão digital, cultura hacker e inteligência coletiva, considerando seus atravessamentos em estudos de linguagem. Apresentamos, neste trabalho, o resultado de 3 rodas de conversa com estudantes universitários e professores do ensino superior: “Tecnologias e Linguagens: Formação docente e múltiplas linguagens no mundo conectado”. Identificar os campos de interesse desses grupos tem favorecido a construção de uma oportuna transversalidade temática entre disciplinas já ofertadas. Consideramos necessária a ampliação da oferta regular de cursos na formação inicial e continuada para professores, visando maior clareza e reflexão crítica sobre as implicações das políticas educacionais e práticas docentes no mundo conectado.

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Biografia do Autor

Rejany dos Santos Dominick, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ

Doutora em Educação. Professora Associada. Faculdade de Educação. Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CPMDI/UFF).

Walcéa Barreto Alves, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ

Doutora em Educação. Professora Adjunta. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC/UFF).

Marcia Maria e Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ

Doutora em Educação. Professora Adjunta. Faculdade de Educação.

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Publicado

26/06/2020

Como Citar

DOMINICK, R. dos S.; ALVES, W. B.; SILVA, M. M. e. Desafios na formação de professores em um mundo conectado: representações, práticas e linguagens inovadoras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp2, p. 1629–1651, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp2.13836. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13836. Acesso em: 28 mar. 2024.