Sintomas do Brasil contemporâneo: tensões discursivas e a educação para a diferença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14440

Palavras-chave:

Educação, História, Práticas discursivas, Processos de subjetivação, Verdades

Resumo

Pretende-se refletir acerca do momento vivenciado no Brasil, entendendo-o como sintoma da Contemporaneidade, pensando práticas e discursos sociais que tensionam-se e rearticulam-se a todo instante. A desconstrução de fatos históricos e a refutação de eventos científicos são alguns dos exemplos que perseguimos nesta reflexão, indagando-nos acerca dos modelos educativos e os modos de ver a História, que estabelecem relações diretas com os aspectos de exclusão social e com as formações subjetivas. Nesse sentido, a verdade parece perder sua posição privilegiada e ocupar, com certa fragilidade, um lugar baseado na crença na figura do sujeito moderno. Nos coube propor novos olhares aos campos do saber, convocando-nos a pensar a educação para diversidade como perspectiva indispensável ao enfrentamento da ascensão da barbárie social.

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Biografia do Autor

Juliana S. Monteiro Vieira, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju –SE

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Bolsista de Doutorado FAPITEC/SE. Tradução e publicação de artigo financiado pelo Programa de Apoio ao Pesquisador à Pós-graduação (PROAP) - Edital nº 06/2020/PPGED/PROAP/UFS.

Lucas de Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju – SE

Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS).

Dinamara Garcia Feldens, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju – SE

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Pós doutora (UCM-Madrid). Doutora em Educação (2004).

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Publicado

30/10/2020

Como Citar

VIEIRA, J. S. M.; CARVALHO, L. de O.; FELDENS, D. G. Sintomas do Brasil contemporâneo: tensões discursivas e a educação para a diferença . Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp3, p. 2314–2331, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp3.14440. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14440. Acesso em: 28 mar. 2024.