Fracasso escolar e medicalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp5.14562

Palavras-chave:

Fracasso escolar, Mediação, Aprendizagem, Medicalização

Resumo

No artigo busca-se uma breve análise acerca do fracasso escolar e processos de medicalização que ocorrem na Educação Básica frente aos problemas de aprendizagem que algumas crianças apresentam. As respostas inadequadas por parte dos alunos aos padrões preestabelecidos na escola, no que se refere a conteúdos e procedimentos metodológicos, os consideram alunos com dificuldades de aprendizagem, culminando em fracasso escolar e busca incessante por diagnósticos da área médica. A atuação profissional frente às situações indicadas foi vivenciada como fracasso escolar revelado pelos inúmeros encaminhamentos de alunos ao Centro Municipal de Avaliação e Educação Especial, do município de Fazenda Rio Grande, Paraná, à área médica.

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Biografia do Autor

Sonia Maria Chaves Haracemiv, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Doutorado em História e Filosofia da Educação (PUC/SP).

Roseneide Maria Batista Cirino, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Paranaguá – PR

Professora da Divisão de Ensino de Graduação e Coordenadora do NESPI – Núcleo de Educação Especial. Doutorado em Educação (UEPG).

Carlos Roberto Caron, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação.

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Publicado

01/12/2020

Como Citar

HARACEMIV, S. M. C.; CIRINO, R. M. B.; CARON, C. R. Fracasso escolar e medicalização. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp5, p. 2855–2868, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp5.14562. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14562. Acesso em: 19 abr. 2024.