Surdez, identidade e diferença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.14593

Palavras-chave:

Surdez, Cultura surda, Identidade surda, Educação especial

Resumo

Este estudo objetiva compreender como a diferença do sujeito surdo é concebida no contexto socioeducacional, predominantemente organizado com base na identidade. A premissa é a de que é necessário conhecer o sujeito surdo, os aspectos culturais e identitários, as lutas em prol dos direitos de inclusão desse público em todos os contextos sociais, e desmistificar os estereótipos que geram preconceitos e segregação. Este estudo, de caráter bibliográfico, evidencia que a escolarização de crianças surdas necessita superar as práticas pedagógicas de colonização, sob o domínio do ouvintismo, e considerar o protagonismo e a autorrepresentação do sujeito surdo.

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Biografia do Autor

Taise Dall'Asen, Universidad Diego Portales (UDP), Santiago – Chile

Doutoranda em Educação (UDP/UAH). Mestre em Educação (UNOCHAPECÓ).

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Chapecó – SC – Brasil

Professora, pesquisadora e, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

01/04/2022

Como Citar

DALL’ASEN, T.; PIECZKOWSKI, T. M. Z. Surdez, identidade e diferença. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1129–1147, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.14593. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14593. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos