Política e crença

Estudo sobre a BNCC e o homeschooling a partir do modelo de coalizões de defesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16556

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Modelo de coalizões de defesa, Crenças, BNCC, Homeschooling

Resumo

Tomando como objeto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o movimento para regulamentação do homeschooling, este estudo propõe a identificação das crenças que fundamentam as ações dos atores envolvidos em suas defesas. Elaborou-se uma pesquisa documental com foco no Movimento pela Base (MPB), ator favorável à BNCC, e na Campanha EducAÇÃO Domiciliar - Direito Já!, que coaduna atores da coalizão em prol do ensino domiciliar. Para as análises, o trabalho utilizou categorias do Modelo de Coalizão de Defesa, criado por Sabatier e Jenkins-Smith na década de 1980. Como resultado, identificou-se que, apesar de ambas as políticas dialogarem com o direito à educação – seja pela vinculação desse direito à homogeneização do currículo ou pelo questionamento de a quem cabe a responsabilidade de provê-lo –, esses atores possuem crenças e modos de organização distintos, o que justifica a diferença em interesses e estratégias.

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Biografia do Autor

Helce Amanda de Oliveira Moreira, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Mestranda em Educação.

Marina Y Gonzales Leal, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Mestranda em Educação.

José Mauricio Avilla Carvalho, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Doutorando em Educação.

Pedro Pinheiro Teixeira, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (PUC-Rio).

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

MOREIRA, H. A. de O.; LEAL, M. Y. G.; CARVALHO, J. M. A.; TEIXEIRA, P. P. Política e crença: Estudo sobre a BNCC e o homeschooling a partir do modelo de coalizões de defesa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2810–2832, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16556. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16556. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos