Adaptação e evidências de validação do Questionário de Satisfação com a Experiência Acadêmica Remota (QSEA-R)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16756

Palavras-chave:

Ensino superior, Satisfação acadêmica, Ensino remoto emergencial, COVID-19, Sucesso acadêmico

Resumo

O presente estudo investigou a evidência de validade da adaptação à realidade pandêmica do Questionário de Satisfação com a Experiência Acadêmica (QSEA-R). Participaram do estudo de abordagem quantitativa 365 estudantes matriculados no ensino remoto emergencial (ERE) dos cursos superiores do Instituto Federal de Alagoas. Os resultados confirmaram as qualidades métricas em termos de validade da estrutura interna e de fidedignidade do questionário. A pandemia da COVID-19 intensificou desigualdades e agravou a condição de vulnerabilidade social dos estudantes, que, apesar de relatarem ausência de uma infraestrutura digital satisfatória para o estudo remoto, avaliaram como satisfatória a implantação do ERE, acreditavam na integração das experiências vivenciadas no contexto pandêmico e expressaram perspectivas positivas de empregabilidade e êxito profissional. Concluiu-se que o QSEA-R representa um importante instrumento preditor da (in)satisfação acadêmica, contribuindo, desta forma, na avaliação da eficácia institucional.

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Biografia do Autor

Lauro Lopes Pereira-Neto, Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Maceió – AL – Brasil.

Professor do Ensino Superior. Departamento de Ensino Superior. Doutorando em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia da Educação (UMinho/Portugal).

Ana Amália Gomes Barros Torres Faria, Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Maceió – AL – Brasil.

Psicóloga. Departamento de Assistência Estudantil. Doutoranda em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia da Educação (UMinho/Portugal).

Leandro Silva Almeida, Universidade do Minho (UMinho), Braga – Portugal.

Professor catedrático do Instituto de Educação. Doutorado em Psicologia, especialidade em Psicologia da Educação (UP/Portugal).

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

PEREIRA-NETO, L. L.; BARROS TORRES FARIA, A. A. G.; ALMEIDA, L. S. Adaptação e evidências de validação do Questionário de Satisfação com a Experiência Acadêmica Remota (QSEA-R). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2626–2647, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16756. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16756. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos