A categoria da mediação: contribuições para a educação escolar e para o trabalho do professor

Autores

  • Carina Alves da Silva Darcoleto

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v1i1.429

Resumo

O presente texto tem o objetivo de tratar a educação escolar como uma fundamental mediação entre o homem (singular) e o conhecimento produzido e acumulado pela humanidade historicamente (geral); concebendo-a na sua relação de interdependência com a totalidade da sociedade, o que será elucidado com o exame da categoria ontológica da mediação, a qual permite compreender o homem inserido no contexto da sociedade capitalista, as possibilidades e os limites que dela derivam, de modo geral, e as questões próprias à educação escolar, em particular. Para tanto, recorrer-se-á à análise das mediações apresentada por István Mészáros, em suas obras “Marx: a teoria da alienação” (1981) e “Para além do capital: rumo a uma teoria da transição” (2002), a qual fornece a chave para se pensar em uma educação escolar comprometida com a transformação social. Abstract: This paper aims to provide analysis of the school as a mediating key between man (singular) and the knowledge which has been historically accumulated and produced by humanity (general); designing it in its relationship of interdependence with the totality of the society. This will be clarified by examining the ontological category of mediation, which allows understanding the man inserted in the context of capitalist society, the possibilities and limits which derive from it, and the issues related to Education in particular. Thus, we will open the analysis of mediation presented by István Mészáros, in his works "Marx: the theory of alienation" (1981) and "Beyond the capital: Toward a Theory of Transition" (2002), which provides the key to understand a school committed to the social transformation.

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Publicado

06/12/2007

Como Citar

DARCOLETO, C. A. da S. A categoria da mediação: contribuições para a educação escolar e para o trabalho do professor. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 1, n. 1, p. 29–39, 2007. DOI: 10.21723/riaee.v1i1.429. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/429. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos