A (des) motivação extrínseca no contexto escolar: análise de um estudo de caso

Autores

  • Andreza Marques de Castro Leão

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v6i1.4803

Resumo

A motivação dos alunos tem sido apontada como um dos fatores que tem influenciado diretamente o quê e como eles aprendem. As abordagens sócio-cognitivistas da motivação apontam duas orientações: a intrínseca, que é vista como tendência natural do indivíduo, no qual ele executa uma atividade por considerá-la atraente, e a extrínseca, com a finalidade de atender solicitações ou pressões de outras pessoas, ou de demonstrar competências e habilidades. Este trabalho investiga a motivação extrínseca e seus reflexos no desempenho escolar de uma aluna considerada pelos professores como tendo dificuldades de aprendizagem. Os resultados da pesquisa indicam a influência do ambiente escolar e familiar na motivação e, esta no desempenho escolar da aluna, apontando a relevância de estudos sobre a temática.

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Como Citar

LEÃO, A. M. de C. A (des) motivação extrínseca no contexto escolar: análise de um estudo de caso. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 6, n. 1, p. 116–134, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v6i1.4803. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4803. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos