Educação e Zen Budismo: notas para aprender o Satori

Autores

  • Deniz Alcione Nicolay Doutorando em Educação. UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cidade – RS – Brasil. 97900-000

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v6i2.4881

Resumo

Esse texto procura se afastar do modelo das certezas absolutas para reivindicar a dúvida perene. Utiliza a filosofia Zen na intenção de provocar um verdadeiro abalo na forma de pensar em educação. Uma vertigem, portanto, perpassa tal encontro, pois nenhum pré-conceito pode permanecer exatamente o mesmo depois de tocado pela poesia Zen. Nesse sentido, aprender e ensinar ganham novo rumo: o rumo do Satori. E, para isso, os velhos monges ensinam as técnicas do mondo, do koan e do za-zen, ou seja, como estímulo para o discípulo alcançar sua iluminação particular. Mas até mesmo essas técnicas são inebriadas de uma lógica do absurdo, de um humor vitalista, de um “vire-se, se puderes!”. Mesmo nos momentos mais difíceis, os monges ensinam que para vencer é preciso estar só.

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Como Citar

NICOLAY, D. A. Educação e Zen Budismo: notas para aprender o Satori. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 6, n. 2, p. 179–190, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v6i2.4881. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4881. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos