Culturas escolares: o estado da arte na área educacional

Autores

  • Leila Adriana Baptaglin Doutora em Educação. UFSM - Universidade Federal de Santa Maria. Professora do Curso de Artes Visuais (Licenciatura). UFRR - Universidade Federal de Roraima. Boa Vista – RR – Brasil.
  • Gislaine Aparecida Rodrigues da Silva Rossetto Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e Professora. UFSM – Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria – RS – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i2.6574

Resumo

Este estudo objetiva realizar um estado da arte referente à utilização do termo cultura escolar nas teses de doutorado encontradas no portal da CAPES. Esse objetivo surgiu com a problemática de verificar a origem do termo culturas escolares, como ele foi inserido e como se apresenta nas pesquisas vinculadas ao campo Educacional. Desta forma foi realizado um levantamento dos resumos das teses de doutorado, referentes ao período de 1987 a 2009, arquivados no Portal da CAPES. A análise dos resumos das teses foi realizada em três etapas: 1- pré-análise; 2- exploração e; 3- tratamento dos resultados. Na categorização das 51 teses temos dois blocos: (1)- Cultura e as implicações no contexto escolar, o qual se subdivide em: a) História Cultural (mudanças nas culturas escolares) e; b) Cultura versus Culturas Escolares e; (2)- Cultura Escolar e sua relação com o trabalho docente, que se subdivide em: a) Culturas escolares (docentes e discentes - organização do tempo e espaço escolar), b) Cultura versus Políticas Públicas, c) Cultura versus Currículo e, d) Cultura escolar versus Educação Especial. Percebemos assim, que os estudos que discutem a cultura escolar nos sinalizam para a complexidade da mesma, bem como do trabalho escolar e do trabalho docente.

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Biografia do Autor

Leila Adriana Baptaglin, Doutora em Educação. UFSM - Universidade Federal de Santa Maria. Professora do Curso de Artes Visuais (Licenciatura). UFRR - Universidade Federal de Roraima. Boa Vista – RR – Brasil.

Professora do Curso de Artes Visuais Licenciatura da UFRR. Doutora em Educação pela UFSM

Gislaine Aparecida Rodrigues da Silva Rossetto, Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e Professora. UFSM – Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria – RS – Brasil.

Doutora em Educação pela UFSM.

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Publicado

07/07/2015

Como Citar

BAPTAGLIN, L. A.; ROSSETTO, G. A. R. da S. Culturas escolares: o estado da arte na área educacional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 2, p. 467–480, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i2.6574. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6574. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos