A infraestrutura das escolas de ensino fundamental da Região do Grande ABC paulista

Autores

  • Paulo Sergio Garcia Professor. USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Departamento de Educação. São Caetano do Sul - SP – Brasil.
  • Leandro Campi Prearo USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Departamento de Administração. São Caetano do Sul - SP – Brasil.
  • Maria do Carmo Romero USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Departamento de Administração. São Caetano do Sul - SP – Brasil.
  • Marcos Sidnei Bassi USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Departamento de Administração. São Caetano do Sul - SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i3.6841

Resumo

No Brasil, o sistema de avaliação educacional procura investigar e compreender os fatores que influenciam o desempenho dos alunos em testes de larga escala para, com tal entendimento, lançar políticas para melhorar da educação brasileira. Um desses fatores é a infraestrutura das escolas que no cenário brasileiro influencia a aprendizagem dos alunos. Este estudo investiga, explorando, identificando e descrevendo, a infraestrutura das escolas de ensino fundamental da Região do Grande ABC Paulista, coletando informações a partir do Censo escolar de 2013 e analisando-as sob a perspectiva quantitativa. Foram identificadas e analisadas 17 categorias (Água filtrada, Sanitário, Esgoto, Cozinha, Energia Elétrica, Laboratório de informática, Laboratório de Ciências, Biblioteca, TV, DVD, Acesso à Internet, Computadores, Sala de Diretoria, Sala de professores, Impressora, Copiadora e Quadra esportiva) e realizadas comparações com o cenário brasileiro. Os resultados mostraram que a infraestrutura escolar da Região está bem consolidada, superando de longe a dura realidade brasileira. Em uma escala desenvolvida por pesquisadores brasileiros para medir a infraestrutura das escolas, a Região está situada no nível avançado (74%). A compreensão de tal realidade pode favorecer a reflexão sobre possíveis alternativas para a organização ou reformas do sistema educacional ou das escolas.

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Publicado

11/03/2015

Como Citar

GARCIA, P. S.; PREARO, L. C.; ROMERO, M. do C.; BASSI, M. S. A infraestrutura das escolas de ensino fundamental da Região do Grande ABC paulista. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 3, p. 614–631, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v9i3.6841. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6841. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos