O horizonte da pedagogia social: uma perspectiva de aproximação conceitual

Autores

  • José Leonardo Rolim de Lima Severo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8802

Palavras-chave:

Pedagogia social. Educação social. Pedagogia.

Resumo

O texto delineia aspectos teóricos de constituição do campo da Pedagogia Social, perspectivando um horizonte de aproximação às estruturas conceituais que o perfazem à luz de considerações acerca de sua trajetória histórica iniciada ao final do século XIX. A composição textual se estrutura em quatro partes que desdobram o debate sobre a emergência conceitual da Pedagogia Social, o desenvolvimento e amadurecimento do seu campo científico-disciplinar, a configuração do seu objeto de conhecimento e discussões contemporâneas pautadas no contexto brasileiro de busca pela afirmação e consolidação acadêmica do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba

Doutor e Mestre em Educação. Licenciado em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba, atuando no Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação.

Referências

BRASIL. CNE. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia. Resolução n. 1, de 15 de maio de 2006. Brasília: MEC, 2006.

CABANAS, José Maria Quintana. Pedagogía social. Madrid: Editorial Dykinson, 1984.

CARRERAS, Juan Sáez. MOLINA, José G. Pedagogía social: pensar la educación social como profesión. Madrid: Alianza Editorial, 2006.

GOHN, Maria da Gloria. Educação não-formal e o educador social: atuação e desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.

CARIDE GÓMEZ, Jose Antonio. La pedagogía social ante el proceso de convergencia europea de la educación superior. Pedagogía social. Revista Interuniversitaria, n. 14, 2007, p. 11-31.

LUZURIAGA, Lorenzo. Pedagogía social y política. Buenos Aires: Editorial Losada, 1961.

PÉREZ SERRANO, Gloria. Pedagogía social-educación social: construcción científica e intervención práctica. 3 ed. Madrid: Narcea, 2010.

RODRIGUEZ, Alfredo. BERNAL, Aurora. URPÍ, Carmen. Retos de la educación social. España: Ediciones Eunate, 2005.

SAVIANI, Demerval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SCARPA, Paola. CORRENTE, Marco. La dimensión europea del educador social. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, n. 14, 2007, p. 63-74.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; MACHADO, Érico Ribas; RODRIGUES, Marli de Fátima. Pedagogia, pedagogia social e educação social no Brasil: entrecruzamentos, tensões e possibilidades. Interfaces científicas – educação. Aracaju, v.3, n.1, 2015, p.11-20.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; PIMENTA, Selma Garrido. A pedagogia entre o passado e a contemporaneidade: apontamentos para uma ressignificação epistemológica. Inter-ação, Goiânia, v.40, n.3, set./dez. 2015, p.479-493.

Downloads

Publicado

15/10/2017

Como Citar

ROLIM DE LIMA SEVERO, J. L. O horizonte da pedagogia social: uma perspectiva de aproximação conceitual. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2122–2137, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8802. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8802. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.