Educação de jovens e adultos na Comunidade Quilombola do Cafundó

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.8845

Palavras-chave:

Cultura, Educação, Políticas, Precarização, Quilombolas

Resumo

O intuito desse artigo é discutir a educação e indicar sua precarização na Comunidade Quilombola do Cafundó, localizada em Salto de Pirapora, na região de Sorocaba (SP), Brasil. Observa-se que mesmo com bastante resistência, ainda há moradores na comunidade que primam e buscam manter acesos os costumes, sua cultura e tradições, oriundos de seus ancestrais, seja na forma de dialetos, na permanência e prática de cultos e ritos ou ainda das lendas e histórias. Verifica-se também a necessidade de implantação de novas políticas educacionais que abranjam não só o âmbito urbano, mas também todo e qualquer território – seja ele rural, de assentados ou de tribos.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Oliveira Dias, USCS

Mestrando em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Regina Rossetti, USCS

Doutora em Filosofia pela USP, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Maria do Carmo Romeiro, USCS

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo e  professora do programa de pós graduação em Administração e do Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado Profissional de Gestão e Docência Educacional da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

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Publicado

01/10/2018

Como Citar

DIAS, C. H. O.; ROSSETTI, R.; ROMEIRO, M. do C. Educação de jovens e adultos na Comunidade Quilombola do Cafundó. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 5, p. 1568–1579, 2018. DOI: 10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.8845. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8845. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos