Educação estético-ambiental: o que revelam as dissertações e teses defendidas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n2.2018.9656

Palavras-chave:

Educação Estético-Ambiental, Educação Estética, Educação Ambiental, Pesquisa Bibliográfica.

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender o que as dissertações e teses acadêmicas no Brasil revelam a respeito do tema Educação Estético-Ambiental. Recorremos à análise de conteúdo a fim de investigar vinte e cinco dissertações e teses defendidas entre 1997 e 2011 acerca da temática, resultando em três grupos temáticos, a saber: (1) A dimensão ética e estética na formação de educadores ambientais; (2) Educação Ambiental conservacionista e preservacionista do meio ambiente e (3) Contribuição da Educação Ambiental e da Educação Estética no processo de transformação para novo convívio social do sujeito emancipado. Igualmente importante, são suas revelações fornecendo elementos à conceituação de Educação Estético-Ambiental.

 

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Biografia do Autor

Luciana Netto Dolci, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.  Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Estético-Ambiental sobre Teatro na Educação - NUPEATRO - FURG. E-mail: lndolci@hotmail.com

Susana Inês Molon, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

 Professora Titular do Instituto de Ciências Humanas e da Informação e do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Doutora em Psicologia Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Psicologia Social - LAPEPSO - FURG. E-mail: susanamolon@vetorial.net

 

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Publicado

05/03/2018

Como Citar

DOLCI, L. N.; MOLON, S. I. Educação estético-ambiental: o que revelam as dissertações e teses defendidas no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 3, p. 785–806, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n2.2018.9656. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9656. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos