Chamada: Dossiê: "Linguagens e Letramentos: olhares e diálogos intersetoriais"

24/08/2022

O Dossiê temático busca reunir estudos e compartilhar discussões conceituais epráticas emergentes de pesquisas contemporâneas sobre as (inter)ações e os processos imbricados nas linguagens e nos letramentos.

Nesse viés, cabe destacar que é fundamental socializartrabalhos comprometidos com as dimensões individuais e coletivas, outrossim, com a historicidade, que, constitui mutuamente a singularidade e a totalidade dos sujeitos, considerando as linguagens oral e escrita.

Além disso, é salutar justificar, nesse mesmo contexto, a necessidade de abrir espaço para pesquisas que contemplam a complexidade dos determinantes materiais e subjetivos –implicados em ações e encaminhamentos que permeiam concepções de leitura e escrita,e ainda estão envolvidas nos processos de ensino e de aprendizagem nos campos da saúde e da educação.

Diante disso, espera-se que os estudos produzidos nestes âmbitos – saúde e educação –possam fornecer elementos teórico-metodológicos para uma análise crítica e para o enfrentamento de problemáticas relacionadas à constituição de leitores e escritores, bem como, às desiguais e distintas condições de participação e inserção nas diferentes esferas sociais da linguagem.

Os artigos podem ser submetidos em Português, Inglês ou Espanhol e, sendo aceitos, serão publicados nos três idiomas seguindo a política da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação - RIAEE. Os manuscritos devem seguir as instruções para autores, disponíveis no sítio da Revista. O prazo final para a submissão é 30 de novembro de 2022.

 

 

Dossiê: "Linguagens e Letramentos: olhares e diálogos intersetoriais"

Organizadoras

Dra. Ana Paula Berberian. Programa de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná

Contato: ana.berberian@utp.br 

Dra. Maria Alzira Leire . Programa de Pós – Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná

Dra. Claudia Regina Mosca Giroto. Departamento de Educação Especial UNESP Marília

 

Prazo de submissão: até 30 de novembro de 2022
Previsão de publicação: até 30 de julho de 2023

 

A submissão deverá ocorrer via plataforma: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/index

Diretrizes de Submissão: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/about/submissions

Normas e diretrizes de submissão:

Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/about/submissions

Ao submeter pela plataforma da revista, o(s) autor(es) concordam com as Normas e Diretrizes da RIAEE. Nos comentários ao Editor – Descrever o nome do Dossiê.

Contato Editor Adjunto Executivo: anderson.cruz@unesp.br

 

------------------------------------------

DOSSIER: Languages and Literacies: intersectoral views and dialogues

 

The thematic Dossier seeks to gather studies and share conceptual discussions and practices emerging from contemporary research on (inter)actions and processes imbricated in languages and literacies.

 

In this bias, it is worth mentioning that it is fundamental to socialize works committed to individual and collective services, moreover, with historicity, which mutually constitutes the singularity and totality of the subjects, considering the oral and written languages.  

 

 Moreover, it is salutary to justify, in this same context, the need to establish a space for research that contemplates the complexity of material and subjective determinants – implied in actions and referrals that permeate conceptions of reading and writing and are also involved in the teaching and learning processes in the fields of health and education.

 

Therefore, it is expected that the studies produced in the areas – health and education – can provide theoretical and methodological elements for a critical analysis and for coping with problems related to the constitution of readers and writers, as well as the unequal and distinct conditions of participation and insertion in the different social spheres of language.

 

The articles can be submitted in Portuguese, English or Spanish and, when accepted, will be published in the three languages following the policy of the Ibero-American Journal of Studies in Education - RIAEE. Manuscripts must follow the instructions for authors, available on the Journal's website. The deadline for submission is November 30, 2022.

 

 

 

 

Dossier: "Languages and Literacies: intersectoral views and dialogues"

Organizers

PhD. Ana Paula Berberian. Graduate Program in Communication Disorders, Tuiuti University of Paraná

Contact: ana.berberian@utp.br

PhD. Maria Alzira Leire.  Graduate Program in Education, Tuiuti University of Paraná

PhD. Claudia Regina Mosca Giroto. Department of Special Education, São Paulo State University (UNESP) - Marília

 

Submission deadline: until November 30, 2022
Expected publication: until July 30, 2023

 

Submission should take place via platform: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/index

Submission Guidelines: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/about/submissions

Submission rules and guidelines:

Available in: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/about/submissions

By submitting through the journal's platform, the author(s) agree to the RIAEE Standards and Guidelines. In comments to the Editor - Describe the name of the Dossier.

Executive Deputy Editor Contact: anderson.cruz@unesp.br

 

------------------------------------

Dossier: "Lenguas y Alfabetizaciones: visiones y diálogos intersectoriales"

Organizadores

Dra. Ana Paula Berberian. Programa de Posgrado en Trastornos de la Comunicación, Universidad Tuiuti de Paraná

Contacto: ana.berberian@utp.br 

Dra. María Alzira Leire. Programa de Posgrado en Educación, Universidad Tuiuti de Paraná

Dra. Claudia Regina Mosca Giroto. Departamento de Educación Especial UNESP Marília

Plazo de presentación: hasta el 30 de noviembre de 2022
Previsión de publicación: hasta el 30 de julio de 2023

 

Menú:

El dossier temático busca reunir estudios y compartir discusiones conceptuales y prácticas surgidas de la investigación contemporánea sobre (inter)acciones y procesos imbricados en lenguas y alfabetizaciones.

En este sesgo, cabe mencionar que es fundamental socializar las obras comprometidas con las dimensiones individual y colectiva, además, con la historicidad, que constituye mutuamente la singularidad y totalidad de los sujetos, considerando los lenguajes oral y escrito.

Además, es saludable justificar, en este mismo contexto, la necesidad de dar cabida a investigaciones que contemplen la complejidad de los determinantes materiales y subjetivos, implícitos en acciones y referencias que impregnan las concepciones de la lectura y la escritura, y que aún están involucrados en los procesos de enseñanza y aprendizaje en los campos de la salud y la educación.

Por lo tanto, se espera que los estudios producidos en estas áreas - salud y educación - puedan proporcionar elementos teóricos y metodológicos para un análisis crítico y para hacer frente a los problemas relacionados con la constitución de lectores y escritores, así como las condiciones desiguales y distintas de participación e inserción en las diferentes esferas sociales del lenguaje.

Los artículos podrán ser presentados en portugués, inglés o español y, siendo aceptados, serán publicados en los tres idiomas siguiendo la política de la Revista Iberoamericana de Estudios en Educación - RIAEE. Los manuscritos deben seguir las instrucciones para los autores, disponibles en el sitio web de la Revista. La fecha límite para la presentación es el 30 de noviembre de 2022.

 Directrices y normas

 

La presentación debe realizarse a través de la plataforma: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/index

Directrices de envío: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/about/submissions

Bases y Directrices de Presentación:

Disponible en: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/about/submissions

Enviando a través de la plataforma de la revista, el autor o autores están de acuerdo con las Normas y Directrices de la RIAEE. En comentarios al Editor - Describa el nombre del Dossier.

Contacto del Editor Adjunto Ejecutivo: anderson.cruz@unesp.br