O direito à educação de qualidade no Mercosul

Autores

  • Kellcia Rezende Souza Universidade Federal da Grande Dourados
  • Maria Teresa Miceli Kerbauy Faculdade de Ciências e Letras, FCLAr/Unesp

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.10771

Palavras-chave:

Direito à educação. Mercosul. Política educacional.

Resumo

O objetivo da pesquisa consiste em analisar o direito à educação a partir dos indicadores de qualidade educacional nos países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela). Trata-se de um dos resultados mensurados pela Tese de Doutorado intitulada “O Direito à educação nos países membros do Mercosul: um estudo comparado”. A fim de propiciar o alcance do objetivo proposto foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com enfoque qualitativo. A fonte documental se constituiu pelos relatórios do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tendo como categorias de análise a despesa pública destinada a educação e o índice de qualidade de ensino dos membros do bloco. Ademais, a discussão versou pela comparação e confronto dos dados dos indicadores educacionais dos Estados membros do Mercosul com a literatura da área. Apesar dos países do bloco apresentarem, nas últimas décadas, a expansão de investimentos e, também, da cobertura de vagas para a educação básica, esse crescimento não esteve atrelado a qualidade, com exceção de Argentina e o Uruguai, que são os países com os mais elevados indicadores educacionais e figuram entre os melhores colocados, se compararmos igualmente os demais países da América Latina. Esse quadro se apresenta como um entrave não só para o desenvolvimento social, político e econômico dos países, como, também, para a consolidação de um processo efetivo de integração regional no âmbito Mercosul. 

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Biografia do Autor

Kellcia Rezende Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora Doutora da Faculdade de Educação

Maria Teresa Miceli Kerbauy, Faculdade de Ciências e Letras, FCLAr/Unesp

Professora no PPG em Educação Escolar

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Publicado

15/10/2017

Como Citar

SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M. O direito à educação de qualidade no Mercosul. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2245–2260, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.10771. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10771. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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