O docente e o uso das tecnologias no processo de ensinar e aprender

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n3.2018.11190

Palavras-chave:

Formação docente, Novas tecnologias da informação e comunicação, Ensino e aprendizagem

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em apresentar e discutir as contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação dos docentes que atuam e que irão atuar nas instituições educativas. O método escolhido foi o da revisão bibliográfica. O estudo destacou que a instituição escolar não pode perder a chance de ser agente transformador, deixando-se ficar à margem dos acontecimentos ou de influenciar na construção de novos conhecimentos. Mostrou também que a educação por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação oferece novas possibilidades de aprendizagem aberta e flexível. Ao planejar a integração das TICs na formação de professores, é importante que as instituições educacionais entendam quais habilidades e conhecimentos esses profissionais precisam adquirir para usar efetivamente essa tecnologia em suas aulas, compreendendo, ainda, até que ponto a instituição está preparada para realizar a integração das TICs nos currículos.

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Biografia do Autor

Claudemir Públio Júnior, Instituto Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo U.E. Lorena (2004). Mestre e Doutor em Ciências da Educação pela UTCD (2008-2013) - Revalidado pela Universidade Estácio de Sá / Rio de Janeiro. Atualmente é Técnico de Tecnologia da Informação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, sistema de software, informática no ambiente escolar, automação e concursos públicos. 

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Publicado

03/07/2018

Como Citar

PÚBLIO JÚNIOR, C. O docente e o uso das tecnologias no processo de ensinar e aprender. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 4, p. 1092–1105, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n3.2018.11190. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11190. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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