Formação de pedagogos: trajetórias e perspectivas docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i1.11247

Palavras-chave:

Docência, Formação de pedagogos, Curso de Pedagogia

Resumo

O presente texto contempla um recorte da pesquisa sobre os processos de formação docente construídos durante os 50 anos do curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (UCS). As informações foram obtidas em relatos de professores aposentados e em atividade, com o objetivo de identificar os contextos da docência desses profissionais da Educação e suas contribuições para a constituição da identidade do Curso de Pedagogia. Os subsídios metodológicos da investigação apoiam-se na abordagem qualitativa de relatos autobiográficos e entrevistas, tendo seu aporte teórico embasado em Fentress e Wickham (1992) que discorrem sobre vinculações e relações entre duas dimensões da memória individual e coletiva. Os resultados revelam que, por longos anos, a formação de professores ocorreu em ambiente movido pelo ideário tecnicista, o que perdurou por várias décadas, e também sinalizam que, na atualidade, há um movimento de concepções e teorias que apontam mudanças nos paradigmas educacionais, para uma concepção crítica e dialógica.

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Biografia do Autor

Neiva Senaide Petry Panozzo, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Educação, professora aposenta pela Universidade de Caxias do Sul.

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Publicado

01/01/2019

Como Citar

PANOZZO, N. S. P. Formação de pedagogos: trajetórias e perspectivas docentes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 1, p. 253–264, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i1.11247. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11247. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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