Controvérsias sociotécnicas: uma proposta didática para o ensino de engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.11374

Palavras-chave:

Ensino de engenharia, Interdisciplinaridade, Questões sociotécnicas controversas, Ciência, tecnologia e sociedade, Padrão de argumentos de Toulmin.

Resumo

Neste artigo é apresentada uma proposta didática interdisciplinar com o objetivo de analisar questões sociotécnicas controversas em cursos de engenharia e contribuir para o desenvolvimento dos raciocínios crítico e reflexivo por meio da argumentação. A proposta foi elaborada com base em pesquisa realizada em uma turma de engenharia em horário extraclasse. A pesquisa foi delineada na forma de estudo de caso com análise qualitativa de dados. Os resultados indicam que os estudantes se envolvem e valorizam atividades interdisciplinares em sua formação profissional, entretanto, introduzi-las no currículo regular ainda é um desafio.

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Biografia do Autor

Vágner Ricardo de Araújo Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP: Câmpus Catanduva

Graduado em Física

Mestrado em Educação

Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)

Departamento de Física

Carlos Roberto Massao Hayashi, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorado em Educação

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade PPGCTS - UFSCar

Departamento de Ciência da Informação

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Publicado

01/01/2019

Como Citar

PEREIRA, V. R. de A.; HAYASHI, C. R. M. Controvérsias sociotécnicas: uma proposta didática para o ensino de engenharia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 526–542, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i2.11374. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11374. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos