Uma professora iniciante aprendendo a alfabetizar: processos formativos e saberes docentes na corda bamba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.11552

Palavras-chave:

Formação inicial docente, Início da docência, Práticas de alfabetização, Aprendizagem da docência, Saberes docentes.

Resumo

Este artigo decorre de uma pesquisa de mestrado na área de educação escolar e tem como objetivo refletir sobre os saberes que envolvem a aprendizagem da docência para alfabetizar, considerando as vivências de uma professora iniciante em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de base empírica, com observações em sala de aula e entrevista. Os dados obtidos foram organizados no eixo temático “A natureza do processo de alfabetização” e analisados nas categorias: 1) concepção de alfabetização; 2) escolha dos métodos de alfabetização; 3) saberes docentes para alfabetizar. Os resultados apontaram a prática de alfabetização como um processo complexo, que se agrava diante da insuficiência de saberes adquiridos na formação inicial docente para ensinar a ler e a escrever. Portanto, este estudo é propositivo para problematizarmos os rumos da formação do professor alfabetizador, que aparenta estar no balanço de uma corda bamba. 

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Biografia do Autor

Taís Aparecida de Moura, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutoranda do programa de Pós-graduação em Educação da UNICAMP, no qual faz parte do grupo de pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita / Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE / AULA), da linha de pesquisa Linguagem e Arte em Educação. Mestra pelo programa de Pós-graduação em Educação Escolar da UNESP Araraquara (2016), na linha de pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas, em que desenvolveu estudos como bolsista CNPq sobre as práticas de alfabetização realizadas por professoras alfabetizadoras com tempos de docência diferenciados. Na UFSCar fez graduação em Licenciatura em Pedagogia (2011) e foi bolsista do PIBID. 

Maria Regina Guarnieri, Universidade de Araraquara - UNIARA

Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestre e Doutora em Educação na área de Metodologia de Ensino pela UFSCAR/SP. Professora aposentada da Faculdade de Ciências e Letras UNESP/Campus de Araraquara-SP com vínculo como docente voluntário junto ao Departamento de Didática e atua no Programa de Pós- graduação em Educação Escolar da UNESP, pesquisando temas relacionados ao trabalho de professores dos anos iniciais da escola fundamental com ênfase nas questões voltadas para a prática pedagógica e aprendizagem da docência. É docente e pesquisadora do Programa de Mestrado em Processos de Ensino, Gestão e Inovação-área de Educação da Universidade de Araraquara/SP (UNIARA).É líder do Grupo de Pesquisa "Trabalho docente e suas relações com o universo escolar e a sociedade" cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq .

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Publicado

18/10/2019

Como Citar

MOURA, T. A. de; GUARNIERI, M. R. Uma professora iniciante aprendendo a alfabetizar: processos formativos e saberes docentes na corda bamba. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 1001–1014, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i3.11552. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11552. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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