Criação e desenvolvimento de jogos digitais cooperativos para crianças: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.13069

Palavras-chave:

Jogos digitais, Jogos educativos, Cooperação, Educação.

Resumo

O objetivo foi identificar estudos que criaram e testaram programas de intervenções com jogos digitais, para crianças de 7 a 10 anos, que priorizassem a cooperação. Trata-se de uma revisão sistemática, com busca realizada em sete bases de dados, utilizando-se de quatro grupos de descritores (jogos digitais, programas de intervenção, população preterida e cooperação). Dois estudos foram selecionados para análise. O primeiro estudo é um jogo de realidade mista para aprendizagem de hábitos saudáveis a partir de estratégias cooperativas. O segundo é um jogo de tela para avaliar o nível de cooperação a partir de tarefas pré-estabelecidas. Os estudos produziram evidências para se acreditar na possibilidade de construção de jogos digitais que enfatizem a cooperação a fim de resolver problemas de relacionamentos sociais entre as crianças na atualidade.

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Biografia do Autor

Françoise Danielli, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis - SC

Supervisora pedagógica no Instituto Guga Kuerten. Discente no Programa de Pós-graduação em Educação. Integrante do Laboratório de Gênero, Educação, Sexualidade e Corporeidade (LAGESC).

Kamyla Thais Dias de Freitas, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis - SC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Integrante do Laboratório de Gênero, Educação, Sexualidade e Corporeidade (LAGESC).

Rubiane Guarino Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis - SC

Discente no Programa de Pós-graduação em Ciência do Movimento Humano. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ciencia do Movimento Humano -PPGCMH UDESC-Cefid Florianópolis.

Fernando Luiz Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis - SC

Professor Titular junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenador do Laboratório de Gênero, Educação, Sexualidade e Corporeidade (LAGESC). Doutorado em Sexualidade Humana - Institute for Advanced Study in Human Sexuality.

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

DANIELLI, F.; FREITAS, K. T. D. de; PEREIRA, R. G.; CARDOSO, F. L. Criação e desenvolvimento de jogos digitais cooperativos para crianças: uma revisão sistemática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1295–1308, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i3.13069. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13069. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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