Os recursos de acessibilidade e tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais nas escolas municipais de Manaus/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13509

Palavras-chave:

Acessibilidade, Tecnologia assistiva, Sala de recursos multifuncionais, Inclusão escolar.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a acessibilidade e a tecnologia assistiva nas salas de recursos multifuncionais, através das pesquisas realizadas em escolas municipais de Manaus. Analisou-se as pesquisas de Batista (2015), Bruce (2015) e Nogueira (2017), que realizaram visitas em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) de escolas municipais de Manaus, com o objetivo de conhecer seus recursos de acessibilidade e tecnologia assistiva utilizados no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Verifica-se que os estudos ganham força na medida em que se constituem em elementos que se propõem a trazer respostas positivas quanto à inclusão social e escolar de pessoas com deficiência. Este estudo revela que a disponibilização e uso desses materiais escolares e recursos pedagógicos adaptados podem significar a diferença entre o educando com deficiência poder ou não participar e aprender junto com os demais colegas de sala.

Financiamento:"Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e "Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)"

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Biografia do Autor

Maria Almerinda de Souza Matos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Manaus, Manaus – Amazonas

Professora Associada, Departamento de Teorias e Fundamentos (DTF/FACED).

Christiane Bruce dos Santos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Manaus, Manaus – Amazonas

Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FACED).

Danilo Batista de Souza, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Manaus, Manaus – Amazonas

Doutorando, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FACED).

Geyse Pattrizzia Teixeira Sadim, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Manaus, Manaus – Amazonas

Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FACED).

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Publicado

04/03/2020

Como Citar

MATOS, M. A. de S.; SANTOS, C. B. dos; SOUZA, D. B. de; SADIM, G. P. T. Os recursos de acessibilidade e tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais nas escolas municipais de Manaus/AM. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 932–947, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp.1.13509. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13509. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática - Educação especial e inclusão: diálogos sobre pesquisa, políticas e práticas