Para uma avaliação emancipadora: a mediação pelo diálogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.13808

Palavras-chave:

Projeto, Avaliação, Ensino básico.

Resumo

Desenvolver uma educação libertadora é reconhecer que o conhecimento é um processo de descoberta coletiva, mediada pelo diálogo entre professor e aluno. Educar numa perspetiva libertadora pressupõe atender à singularidade de cada aluno, num processo de desenvolvimento curricular em que a avaliação assume uma função formadora. Apresentamos um estudo, de natureza qualitativa, desenvolvido num agrupamento de escolas, localizado na zona Norte de Portugal, tendo como principais objetivos avaliar os efeitos de um projeto de combate ao insucesso escolar, no ensino básico; e conhecer as dinâmicas que, na opinião dos professores, contribuíram para o sucesso do projeto. O instrumento de recolha de dados foi a entrevista semiestruturada, tendo sido realizadas a 10 professores que desempenharam cargos de coordenação durante a duração do projeto. Os dados foram analisados com recurso à análise de conteúdo. Os resultados salientam, o sucesso do projeto deveu-se, sobretudo, às dinâmicas de cooperação dos encarregados de educação com a escola. Revelou-se importante consolidar a flexibilização curricular, que permita atender ao aluno de forma a que ocupe a centralidade no processo de desenvolvimento do currículo; e fomentar o diálogo entre professor e aluno, nomeadamente, através de mecanismos de feedback, traçando um percurso de avaliação reflexivo e emancipador.

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

SANTOS, T. de J. C. P. dos; ALVES, M. P. Para uma avaliação emancipadora: a mediação pelo diálogo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1374–1388, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i3.13808. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13808. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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