Trabalho docente e inovação pedagógica no contexto dos Institutos Federais: a experiência da formação continuada por meio da aprendizagem baseada em problemas e da metodologia da problematização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13838

Palavras-chave:

Docência, Inovação pedagógica, Institutos federais, Aprendizagem baseada em problema, Formação continuada.

Resumo

Este artigo objetiva contribuir com a reflexão acerca da temática da docência no ensino superior, notadamente no que diz respeito aos processos de inovação pedagógica desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), com base nas metodologias ativas. Toma como conceitos centrais a inovação pedagógica, a aprendizagem baseada em problemas (ABP/PBL) e a metodologia da problematização (MP). A pesquisa possui natureza qualitativa com uso de análise de conteúdo dos dados coletados por meio dos registros avaliativos dos estudantes em torno dos componentes curriculares trabalhados a partir da MP e da ABP/PBL no programa estudado. Os resultados revelam que inovar pedagogicamente no desenvolvimento de currículos, políticas e práticas exige dialogicidade entre os envolvidos nos processos educativos e formativos e problematização da realidade por meio de metodologias que têm a pesquisa como um dos princípios fundantes da formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Regina de Souza Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Camboriú – SC

Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica/Departamento de Ensino.

Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Camboriú – SC

Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica/Departamento de Ensino.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.

BRASIL. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, Seção 1, p. 1, 30 dez. 2008. Disponível em: <https://bit.ly/2xKtith>. Acesso em: 20 nov. 2018.

BERBEL, N. N. “Problematization” and Problem-Based Learning: different words or different ways? Interface – Comunicação, Saúde, Educação. Botucatu, v. 2, n. 2, p. 139-154, fev. 1998. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32831998000100008.

CAMPANI, A. et al. Inovação pedagógica na universidade. Revista Educação e Fronteiras, Dourados/MS, v. 8, n. 22, p. 18-34, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9041.

CUNHA, M. I. Políticas públicas e docência na universidade: novas configurações e possíveis alternativas. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 16, n. 2, p. 45-68, 2003. Disponível em: <https://bit.ly/2GDeRN0>. Acesso em: 2 jul. 2019.

CUNHA, M. I. Prefácio. In: CASSIANI, S. et al. Lugares, sujeitos e conhecimentos: a prática docente universitária. Florianópolis: UFSC, 2008.

CUNHA, M. I. Inovações na educação superior: impactos na prática pedagógica e nos saberes da docência. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 97, p. 87-101, set./dez. 2016. e-ISSN: 2176-6673. DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%25p.

CUNHA, M. I. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 6-11, jan.-abr. 2018. e-ISSN 1981-2582. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29725.

FERNANDES, S. R. de S.; HOEPERS, I. da S.; SILVA, J. D. F. da. A complexidade do trabalho docente no contexto dos Institutos Federais: vozes de um campus do IFC. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 34. Natal, 2011. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPEd, 2011. p. 1-17. Disponível em: <https://bit.ly/2MqH11n>. Acesso em: 20 maio 2019.

FINO, C. N. Inovação e supervisão Inovação Pedagógica: significado e campo (de investigação). In: COLÓQUIO DCE, 3. Funchal, 2007. Anais [...]. Funchal: UMA, [2007]. p. 1-11. Disponível em: <https://bit.ly/2SdZy0t>. Acesso em: 20 jun. 2019.

FREIRE, P. Conscientização, teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

IFC. Projeto pedagógico do Programa de Formação continuada de trabalhadores da Educação. Camboriú, 2015.

SILVA, F. L. G. R. et al. Experiências de inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica no Instituto Federal Catarinense. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13. n. esp. 2, p. 1265-1280, set. 2018. ISSN: 1982-5587. DOI: 10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11643.

SILVA, F. L. G. R. et al. O exercício da docência na educação profissional e tecnológica: o que dizem os docentes. Revista Eixo, Brasília-DF, v. 8, n. 1, jan./jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.19123/eixo.v8i1.580.

Publicado

26/06/2020

Como Citar

FERNANDES, S. R. de S.; SILVA, F. L. G. R. da. Trabalho docente e inovação pedagógica no contexto dos Institutos Federais: a experiência da formação continuada por meio da aprendizagem baseada em problemas e da metodologia da problematização. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp2, p. 1669–1684, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp2.13838. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13838. Acesso em: 19 abr. 2024.