Infância e medicalização da vida: uma análise sobre a produção diagnóstica e seus nexos com os processos de escolarização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp5.14559

Palavras-chave:

Educação especial, Diagnóstico, Medicalização, Patologização

Resumo

Nas últimas décadas tem ocorrido uma ampliação dos diagnósticos referentes aos transtornos e deficiências, principalmente no que tange ao público infantil. Esse aumento associa-se a modificações de critérios diagnósticos, ao avanço da produção diagnóstica no contexto escolar e à influência de interesses associados aos conglomerados da produção farmacológica descritos por estudiosos dessa temática. Este artigo se propõe a analisar a medicalização da vida infantil e a produção diagnóstica que se vincula aos processos de escolarização. Para tanto, apresenta-se um breve histórico a respeito da constituição do DSM, em sintonia com o debate acadêmico contemporâneo. Busca-se discutir como os engendramentos desse manual contribuem com a produção do que se compreende por inflação diagnóstica. A análise considera o processo de medicalização da vida no contexto infantil, com base em procedimentos que tendem a reduzir os fenômenos humanos a manifestações comportamentais que poderiam ser codificadas em dinâmicas que reafirmam o sujeito como centro da falta a ser corrigida.

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Biografia do Autor

Aniê Coutinho de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas – RS

Professora Adjunta no Departamento de Ginástica e Saúde da Escola Superior de Educação Física. Doutorado em Educação (UFRGS).

Carla Maciel da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação. Apoio CAPES.

Claudio Roberto Baptista, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS

Professor Titular em Educação Especial da Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UNIBO) – Itália.

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Publicado

01/12/2020

Como Citar

OLIVEIRA, A. C. de; SILVA, C. M. da; BAPTISTA, C. R. Infância e medicalização da vida: uma análise sobre a produção diagnóstica e seus nexos com os processos de escolarização. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp5, p. 2803–2819, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp5.14559. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14559. Acesso em: 18 abr. 2024.