Narrativa de vida de Maria Fernandes de Queiroga (irmã Ana, OSF): memória, história e identidade docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.3.15289

Palavras-chave:

Formação de professoras/es, Docência, Identidade

Resumo

Este artigo objetiva delinear o percurso de construção da identidade docente da educadora e religiosa Maria Fernandes de Queiroga (Irmã Ana, OSF), que tem atuado por mais de cinco décadas na formação de professoras/es, no Colégio Normal Francisca Mendes (CNFM), em Catolé do Rocha/PB, a partir de uma leitura de sua trajetória de vida e atuação educativa. Pautado nas ideias difundidas pela Nova História Cultural, nos modos investigativos da (auto)biografia, da micro história e da história oral, desenvolve uma abordagem histórica das fontes constituídas por entrevistas de história oral, cadernos e escritos da educadora, documentos referentes ao CNFM, entre outros. Irmã Ana vem edificando sua identidade docente no acolhimento, na reflexão e na adaptação das influências dos grupos – referências às quais esteve ligada ao longo de sua vida: a família, a congregação religiosa, as instituições formativas e o(s) lugar(es) de atuação profissional.

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Biografia do Autor

Iolanda de Sousa Barreto, Secretaria da Educação e Cultura (SEDEC)

Professora do Departamento de Educação Básica. Doutorado em Educação (UFPB).

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor Titular do Departamento de Metodologia da Educação. Doutorado em Educação (UFRN). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.

Maria Lúcia da Silva Nunes, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora do Departamento de Metodologia da Educação. Doutorado em Educação (UFRN).

Referências

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Publicado

01/06/2021

Como Citar

BARRETO, I. de S. .; MACHADO, C. J. dos S. .; NUNES, M. L. da S. . Narrativa de vida de Maria Fernandes de Queiroga (irmã Ana, OSF): memória, história e identidade docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.3, p. 1404–1421, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp.3.15289. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15289. Acesso em: 19 abr. 2024.

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