“Operação Sanduíche”

Metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.15540

Palavras-chave:

Contabilidade gerencial, Aprendizagem, Metodologia ativa, Competências

Resumo

Este estudo objetivou descrever a aplicação de uma metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais, por meio do experimento “Operação Sanduíche”, aplicado na disciplina de Tópicos Especiais de Contabilidade Gerencial, do último semestre de Ciências Contábeis, entre 2018 e 2019. Consideraram-se as seguintes etapas da Contabilidade Gerencial: planejamento e orçamento; produção e cálculo do custo e da precificação de sanduíches naturais; venda; e análise de desempenho. As bases foram a prática e a análise de percepções, mediante levantamento junto aos estudantes, os quais evidenciaram ser possível desenvolver competências e habilidades quanto aos aspectos contábil, financeiro, de influenciar pessoas, negócios, liderança, ética, integridade e profissionalismo; e reduzir a lacuna entre a teoria e o universo profissional. Este estudo apresentou uma metodologia ativa de aprendizagem para ser utilizada na formação de contadores gerenciais, possibilitando que o docente aplique atividades que aproximem o estudante do mundo prático e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Rio Grande do Sul – RS – Brasil

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade. Doutorado em Economia do Desenvolvimento (UFRGS). Pós-Doutorado em Empreendedorismo e Inovação (Universidade do Porto, Portugal).

Ivy Lima Prietto Von Kurrle Carraro , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Rio Grande do Sul – RS – Brasil

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade.

Referências

ATKINSON, A. et al. Management accounting: Information for decision-making and strategy execution, student value edition. 6. ed. Londres: Pearson, 2011.

BOOTHBY, J.; GROPELLI, T.; SUCCHERALLI, L. An innovative teaching model using intraprofessional simulations. Nursing Education Perspectives, v. 40, n. 3, p. 184-185, 2019. Disponível em: https://journals.lww.com/neponline/Abstract/2019/05000/An_Innovative_Teaching_Model_Using.16.aspx. Acesso em: 20 maio 2019.

BORISOVA, O. et al. Problem of using innovative teaching methods for distance learning students. International Electronic Journal of Mathematics Education - IEJM, v. 11, n. 5, p. 1175-1184, ago. 2016. Disponível em: https://www.iejme.com/article/problem-of-using-innovative-teaching-methods-for-distance-learning-students. Acesso em: 25 nov. 2021.

BRAME, C. Flipping the classroom. Vanderbilt University, Nashville, 2013. Disponível em: https://wp0.vanderbilt.edu/cft/guides-sub-pages/flipping-the-classroom/. Acesso em: 16 maio 2019.

BRANDÃO, J.; SILVA, A. Dejando volar la imaginación: El uso de la historieta como estrategia de enseñanza en hotelería. Estudios y Perspectivas en Turismo, v. 27, n. 2, p. 233-255, 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S1851-17322018000200003&script=sci_abstract&tlng=en. Acesso em: 13 jun. 2021.

BRANDÃO, J.; CAVALCANTE, E.; TEMOTEO, J. O processo de aprendizagem de alunos de turismo e hotelaria sob a perspectiva andragógica. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 8, n. 3, p. 531-551, 2014. Disponível em: https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/802/658. Acesso em: 20 mar. 2019.

CARDOSO, R.; MENDONÇA NETO, O.; OYADOMARI, J. Os estudos internacionais de competências e os conhecimentos, habilidades e atitudes do contador gerencial brasileiro: Análises e reflexões. Brazilian Bussiness Review, v. 7, n. 3, p. 91-113, 2010. Disponível em: https://bbronline.com.br/index.php/bbr/article/download/331/502. Acesso em: 15 mar. 2019.

CARRARO, W. et al. Destaques da contabilidade gerencial. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/175151/001066477.pdf?sequence=1. Acesso em: 12 abr. 2019.

CGMA. Chartered Global Management Accountant. Global Management Accounting Principles. 2014. Disponível em: https://www.cgma.org/resources/reports/globalmanagementaccountingprinciples.html. Acesso em: 19 maio 2019.

CHIH-LUN, H.; FENG-CHIN, L. Teacher perceptions of professional role and innovative teaching at elementary schools in Taiwan. Educational Research and Reviews, Taiwan, v. 12, n. 21, p. 1036-1045, ago./set. 2017. Disponível em: https://academicjournals.org/journal/ERR/article-abstract/A1393E666528. Acesso em: 23 nov. 2021.

CLACK, L.; ELLISON, R. Innovative approaches to management education. Journal of Management Policies and Practices, v. 6, n. 1, p. 6-9, jun. 2018. Disponível em: http://jmppnet.com/vol-6-no-1-june-2018-abstract-2-jmpp. Acesso em: 18 maio 2019.

DENEVE, K.; HEPPNER, M. Role play simulations: The assessment of an active learning technique and comparisons with traditional lectures. Innovative Higher Education, v. 21, n. 3, p. 231-246, 1997. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF01243718. Acesso em: 13 mar. 2019.

EKBATANI, M.; SANGELADJI, M. Traditional vs. contemporary managerial/cost accounting techniques differences between opinions of educators and practitioners. International Business & Economics Research Journal - IBER, v. 7, n. 1, p. 93-112, 2011. Disponível em: https://clutejournals.com/index.php/IBER/article/view/3213/3261. Acesso em: 16 maio 2019.

FREEMAN, S. et al. Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 111, n. 23, p. 8410-8415, maio 2014. Disponível em: https://www.pnas.org/doi/full/10.1073/pnas.1319030111. Acesso em: 13 mar. 2019.

FREZATTI, F.; AGUIAR, A.; GUERREIRO, R. Diferenciações entre a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial: Uma pesquisa empírica a partir de pesquisadores de vários países. Rev. contab. Finanç., São Paulo, v. 18, n. 44, p. 9-22, maio/ago. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcf/a/kQr54pf9gRc6ydwLj96fv8F/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 fev. 2022.

GIL, A. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

GILBOY, M.; HEINERICHS, S.; PAZZAGLIA, G. Enhancing student engagement using the flipped classroom. Journal of Nutrition Education and Behavior, v. 47, n. 1, p. 109-114, jan. 2015. Disponível em: https://www.jneb.org/article/S1499-4046(14)00638-1/fulltext. Acesso em: 08 jan. 2022.

GONZÁLEZ-ANDRÉS, F. et al. Evaluation of an innovative teaching methodology for engineering involving companies and ICTs in a flipped classroom. Revista Infancia, Educación y Aprendizaje, v. 3, n. 2, p. 536-543, 2017. Disponível em: https://revistas.uv.cl/index.php/IEYA/article/view/776. Acesso em: 19 mar. 2019.

HADGRAFT, R.; HOLECEK, D. Towards total quality using problem-based learning. International Journal of Engineering Education, v. 11, p. 8-8, 1995. Disponível em: https://www.ijee.ie/articles/Vol11-1/11-1-04.PDF. Acesso em: 25 mar. 2019.

JENSEN, J.; KUMMER, T.; GODOY, P. Improvements from a flipped classroom may simply be the fruits of active learning. CBE—Life Sciences Education, v. 14, n. 1, p. 1-5, mar. 2015. Disponível em: https://www.lifescied.org/doi/10.1187/cbe.14-08-0129. Acesso em: 13 mar. 2019.

LEAL, E.; MIRANDA, G.; CASA NOVA, S. Revolucionando a sala de aula: Como envolver o estudante aplicando técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. 1. ed. Editora: Atlas, 2017.

LIVINGSTONE, S. Critical reflections on the benefits of ICT in education. Oxford Review of Education, v. 38, n. 1, p. 9-24, 2012. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03054985.2011.577938. Acesso em: 15 abr. 2019.

MASELENO, A. et al. Demystifying learning analytics in personalized learning. International Journal of Engineering & Technology, v. 7, n. 3, p. 1124, 2018. Disponível em: https://www.sciencepubco.com/index.php/ijet/article/view/9789. Acesso em: 20 maio 2019.

MAZZIONI, S. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: Concepções de alunos e professores de Ciências Contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT, v. 2, n. 1, p. 93-109, jan./jun. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/view/1426/2338. Acesso em: 13 mar. 2019.

O’FLAHERTY, J.; PHILLIPS, C. The use of flipped classrooms in higher education: A scoping review. The Internet and Higher Education, v. 25, p. 85-95, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1096751615000056?via%3Dihub. Acesso em: 6 mar. 2019.

RAO, D.; STUPANS, I. Exploring the potential of role play in higher education: development of a typology and teacher guidelines. Innovations in Education and Teaching International, v. 49, n. 4, p. 427-436, 2012. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14703297.2012.728879. Acesso em: 20 maio 2019.

ROACH, T. Student perceptions toward flipped learning: New methods to increase interaction and active learning in economics. International Review of Economics Education, v. 17, p. 74-84, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1477388014000280?via%3Dihub. Acesso em: 13 mar. 2019.

SILVA, A. et al. Dimensões de um sistema de aprendizagem em ação para o ensino de Administração. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 9-41, jan./mar. 2012. Disponível em: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/97. Acesso em: 20 abr. 2019.

GÓMEZ, E. et al. Lesson study and the development of teacher’s competences: From practical knowledge to practical thinking. International Journal for Lesson and Learning Studies, v. 4, n. 3, p. 209-223, jul. 2015. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJLLS-09-2014-0034/full/html. Acesso em: 12 maio 2019.

SOUZA, C.; IGLESIAS, A.; PAZIN-FILHO, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais - aspectos gerais. Medicina, Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, p. 284-292, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86617. Acesso em: 18 dez. 2021.

SOUZA, M.; LISBOA, L.; ROCHA, W. Práticas de contabilidade gerencial adotadas por subsidiárias brasileiras de empresas multinacionais. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 14, n. 32, p. 40-57, maio/ago. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcf/a/3vgF75TGtXQmncLBqnW5SsG/?lang=pt. Acesso em: 20 abr. 2019.

TAN, L.; FOWLER, M.; HAWKES, L. Management accounting curricula: Striking a balance between the views of educators and practitioners. Accounting Education, v. 13, n. 1, p. 51-67, 2004. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0963928042000201293. Acesso em: 13 mar. 2019.

VENTURINI, L. D. B.; CARRARO, W. B. W. H. Estágio evolutivo da contabilidade gerencial em organizações contábeis de natureza jurídica EIRELI no município de Porto Alegre – RS. Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCe), v. 18, n. 2, p. 81-99, abr./jun. 2020. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/216593. Acesso em: 18 maio 2019.

ZHU, C. et al. What core competencies are related to teachers’ innovative teaching? Asia-Pacific Journal of Teacher Education, v. 41, n. 1, p. 9-27, fev. 2013. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1359866X.2012.753984. Acesso em: 13 mar. 2019.

Publicado

30/12/2022

Como Citar

CARRARO, W. B. W. H.; CARRARO , I. L. P. V. K. “Operação Sanduíche”: Metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2596–2613, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.15540. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15540. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos