Avaliação do programa Mais Educação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16618

Palavras-chave:

Avaliação de políticas, Educação integral, Programa Mais Educação

Resumo

O artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que avaliou o funcionamento e resultados do Programa Mais Educação. Trata-se de um survey que teve uma amostra probabilística (escolas de sorteio aleatório de cadastro do Ministério da Educação, contendo 45.492 escolas que estavam na lista de adesões, em 2013). O erro foi de 5%. Respeitando aspectos éticos de livre consentimento e anonimato, aplicamos questionários para professores, coordenadores do Programa e gestores de 1.637 escolas (distribuídas em 861 municípios, em todo o país). Os resultados apontam para novas atividades no currículo: Esportes (62,6%); Artes (49,1%); Iniciação Científica (16,4%). Os resultados também demonstram que a ampliação da jornada escolar no ensino fundamental se tornou desejada por 92,9% dos gestores escolares. Essa reflexão é importante, considerando que o Programa funcionou entre 2008 e 2016 (governos Lula e Dilma) e a proposta de ampliação da jornada escolar no ensino fundamental desapareceu da agenda política.

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Biografia do Autor

Cibele Maria Lima Rodrigues, Fundação Joaquim Nabuco

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI). Doutorado em Sociologia (UFPE).

Ana Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

Professora. Doutorado em Serviço Social (UFPE).

 

 

Sarah Porto da Paixão Barbosa Pereira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda em Educação, Culturas e Identidades.

Ana Emília Gonçalves de Castro, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Design (UFPE).

 

Rosevanya Fortunato de Albuquerque, Faculdade de Ciências humanas de Olinda

Professora. Mestrado em Educação, Culturas e Identidades (UFRPE).

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Publicado

01/01/2023

Como Citar

RODRIGUES, C. M. L.; VASCONCELOS, A. L. F. de S.; PEREIRA, S. P. da P. B.; CASTRO, A. E. G. de; ALBUQUERQUE, R. F. de. Avaliação do programa Mais Educação no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023018, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16618. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16618. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas

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