A governança nas instituições de ensino superior públicas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.17085

Palavras-chave:

Administração pública federal, Governança pública, Universidades Federais

Resumo

A gestão de recursos e políticas públicas tem sido um grande desafio para os gestores públicos brasileiros. Logo, o tema da governança pública tornou-se um assunto proeminente nos últimos anos na administração pública brasileira. Neste cenário, estão inclusas as Universidades Públicas Federais, que são instituições federais de ensino superior e estão sujeitas a prestar contas tanto à sociedade, como aos órgãos de controle. Assim sendo, o objetivo da presente pesquisa consiste em analisar os parâmetros e fundamentos de governança nas Universidades Públicas Federais, bem como os resultados que estas apresentaram na última avaliação realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no ano de 2021. Para tanto, a metodologia teve a abordagem metodológica quanti-qualitativa e foi conduzida pela pesquisa bibliográfica e, também, documental. Os resultados encontrados demonstram que o tema da governança pública é recente e dispõe de poucas investigações. Além disso, destaca-se que as Universidades Públicas Federais ainda apresentam resultados insatisfatórios na avaliação de governança e gestão públicas do TCU.

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Biografia do Autor

Deusdete Junior Santos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados - (MS) - Brasil

Mestre em Administração Pública (PROFIAP/UFGD)

Kellcia Rezende Souza, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados - (MS) - Brasil

Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar e no Programa de Pós-Graduação em Administração pública da UFGD. Doutorado em Educação Escolar (UNESP).

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Publicado

01/07/2022

Como Citar

SANTOS, D. J.; SOUZA, K. R. A governança nas instituições de ensino superior públicas brasileiras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1532–1557, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i3.17085. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17085. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos