Dossiê

Implementação de políticas educacionais no contexto Ibero-Americano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.17557

Palavras-chave:

Implementação, Políticas educacionais, Burocracias, Contextos

Resumo

Este dossiê reúne artigos sobre a implementação de políticas educacionais. No campo da educação, a produção voltada para a análise dos processos de implementação das políticas/programas e suas dinâmicas ainda está se consolidando e é nessa direção que esse dossiê pretende incidir, reunindo 18 artigos que apresentam diferentes abordagens, metodologias e contextos de implementação de políticas educacionais. Desses, 13 são de pesquisadoras(es) vinculadas(os) à Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), rede que tem ativamente mobilizado o campo desde sua criação, em 2014. Os artigos articulam a Ciência Política, a Sociologia, a Antropologia, a Administração Pública e a Educação, e discutem temáticas caras à essa agenda de pesquisa: as trajetórias, os contextos, os arranjos institucionais, as capacidades estatais, as práticas e as estratégias associadas a provisão dos bens e serviços, a atuação das(os) burocratas e das burocracias em suas diversas instâncias e os efeitos da implementação.

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Biografia do Autor

Breynner Ricardo de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mariana – MG – Brasil

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UFMG).

Ana Cristina Prado de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu). Doutorado em Educação (PUC-Rio).

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

OLIVEIRA, B. R. de; OLIVEIRA, A. C. P. de. Dossiê: Implementação de políticas educacionais no contexto Ibero-Americano. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. n. esp. 3, p. 2082–2094, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.3.17557. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17557. Acesso em: 28 mar. 2024.

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