Educação sexual e sexualidade no discurso de uma pessoa com deficiência visual

Autores

  • Ana Cláudia Bortolozzi Maia

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v6i3.5004

Resumo

A sexualidade e a educação sexual de pessoas com deficiência visual são ainda temas poucos estudados no campo da Educação. O objetivo deste estudo foi investigar a sexualidade e educação sexual de deficientes visuais, por meio de uma entrevista com uma mulher adulta, cega de nascença, para posterior análise de conteúdo temática. Trata-se de uma pesquisa descritiva-qualitativa, tipo estudo de caso. As seguintes categorias foram descritas nos resultados: (1) Conceito de sexualidade, (2) Educação Sexual, (3) Deficiência e Sexualidade, (4) Questões sociais e preconceito. Os dados obtidos ratificam outros estudos evidenciando a existência de preconceito social, mitos sexuais, educação sexual omissa ou com informações superficiais e dificuldades predominantemente psicossociais, e não orgânicas, em relação à sexualidade. Conclui-se que a sexualidade e a educação sexual são questões importantes que devem ser consideradas na educação geral de pessoas com deficiências.

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Como Citar

MAIA, A. C. B. Educação sexual e sexualidade no discurso de uma pessoa com deficiência visual. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 6, n. 3, p. 90–101, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v6i3.5004. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5004. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos