Concepção construtivista permeada pelo uso de tecnologias: um estudo de caso

Autores

  • Jose Wilson da Costa PUC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor Doutor do Programa de Pós – Graduação em Educação. Belo Horizonte - MG - Brasil. 30535-901
  • Mariana Bethonico Muniz Guimarães CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Mestre em Educação Tecnológica. Belo Horizonte – MG – Brasil. 30510-000
  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Professora Doutora do Mestrado em Educação Tecnológica. Belo Horizonte - MG - Brasil. 30510-000

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v8i2.5707

Resumo

Diferentes tecnologias estão presentes nos contextos escolares e dependendo da maneira como são usadas, podem favorecer a construção do conhecimento. Para entender como as concepções construtivistas contribuem para a aprendizagem permeada pelo uso de tecnologias, foram investigados os impactos das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) na prática pedagógica construtivista. Trata-se de um estudo de caso em uma escola construtivista de Belo Horizonte – Minas Gerais, usando um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) em uma disciplina optativa. Verificou-se que o uso das TDICs ultrapassa os conhecimentos construídos na escola, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem. Assim o AVA pode ser considerado uma proposta educacional, pois proporciona uma aprendizagem colaborativa e mediada por diversos sujeitos sociais que atuam efetivamente para a construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Professora Doutora do Mestrado em Educação Tecnológica. Belo Horizonte - MG - Brasil. 30510-000

Possui Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), Mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1993) e graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987). Atualmente é diretora administrativa financeira da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais e sub coordenadora do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: informática, software livre, novas tecnologias, educação, ensino-aprendizagem e políticas educacionais e educação tecnológica.

Downloads

Publicado

20/01/2014

Como Citar

COSTA, J. W. da; GUIMARÃES, M. B. M.; GROSSI, M. G. R. Concepção construtivista permeada pelo uso de tecnologias: um estudo de caso. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 2, p. 378–393, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v8i2.5707. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5707. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos