Saberes docentes em ruptura: uma análise das concepções sobre a docência de professores em formação

Autores

  • Cristiane Machado UNIVÁS – Universidade do Vale do Sapucaí. Pouso Alegre – MG – Brasil. 37550-000
  • Carla Helena Fernandes UNIVÁS – Universidade do Vale do Sapucaí. Pouso Alegre – MG – Brasil. 37550-000

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v8i2.5752

Resumo

Refletir sobre as concepções iniciais de futuros professores acerca da docência e do ensino, afirmando a importância dessas concepções para a construção dos saberes docentes e das práticas pedagógicas desse professor em formação é o objetivo deste texto. Destacam-se os resultados de pesquisa realizada com alunos do primeiro ano de um curso de Pedagogia acerca de suas concepções sobre a profissão e a prática docente. O texto ressalta que as concepções iniciais dos estudantes foram transformadas no processo de formação. Os que, inicialmente, apresentavam compreensão da profissão e da atuação profissional como arte (TARDIF, 2007), como ação que se realiza pela criatividade individual, somada às concepções relacionadas à vocação e altruísmo (BARROSO, 2006), transformaram essas concepções estabelecendo relação da profissão com prática profissional e técnica, apoiada em princípios científicos e pedagógicos. Buscando refletir sobre a formação profissional de professores, a partir dos resultados da pesquisa, o texto indica para ações de formação voltadas à análise e reflexão dos contextos e atividades locais dos professores como potencializadoras da ruptura com as concepções iniciais e da construção de novos e outros saberes docentes, bem como para as interlocuções entre os participantes da formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Machado, UNIVÁS – Universidade do Vale do Sapucaí. Pouso Alegre – MG – Brasil. 37550-000

Docente do Mestrado em Educação da Univás atuando nas disciplinas de Seminário de Pesquisa I e Políticas Educativas: gestão, organização e avaliação.

Downloads

Publicado

20/01/2014

Como Citar

MACHADO, C.; FERNANDES, C. H. Saberes docentes em ruptura: uma análise das concepções sobre a docência de professores em formação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 2, p. 421–438, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v8i2.5752. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5752. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos