Encontros e Desencontros na Docência Universitária: Da ênfase no ensino à ênfase na aprendizagem

Autores

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Deloíze Lorenzet Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.6344

Palavras-chave:

Docência universitária. Paradigma. Expansão. Políticas educacionais.

Resumo

As convulsões que abalaram o mundo nos últimos tempos não poderiam deixar de afetar também a vida na universidade. A expansão da Educação Superior ocorrida nas últimas duas décadas reascende o debate de velhos e novos desafios: o que se espera da Educação Superior nesse novo cenário? Quais os motivos que impulsionaram essa expansão? Que elementos internos e externos estão atuando nesse contexto? Como está se reestruturando a Educação Superior para atender as novas demandas que estão surgindo? Como está sendo pensado o processo de ensino e de aprendizagem do grande contingente de alunos que chegam à Educação Superior? A proposta do artigo tem por escopo analisar os “encontros” e “desencontros” que emergem na docência universitária à luz das pesquisas que tem problematizado as práticas educativas nas instituições de ensino. Com o propósito de delimitar o tema de investigação, os autores optaram em analisar a docência universitária a partir de dois paradigmas: o paradigma que dá ênfase no ensino e o paradigma que dá ênfase na aprendizagem. Os autores defendem a posição de que toda e qualquer prática docente tem por trás um paradigma que precisa ser explicitado, analisado e discutido para que o processo educativo seja um ato consciente e possa sofrer intervenções que promovam sua melhoria. A não identificação do paradigma que orienta a prática docente pode resultar na ativação de atitudes alienantes que transformam a docência numa ação mecânica e instrumental. Partindo de uma contextualização dos motivos que levaram a expansão da educação superior e das consequências que tal expansão trouxe para a identidade docente, os autores realizam uma caracterização dos dois possíveis paradigmas que perpassam a docência universitária e as consequências que tal opção paradigmática possui na formação acadêmica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (Ufrgs), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena os projetos de Pesquisa Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino (em andamento desde 2008) e o projeto Improvisação docente no contexto da expansão da Educação Superior (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicação em várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (lançado em 2012) e Leituras sobre Richard Rorty e a educação (lançado em 2013). E-mail: altairfavero@gmail.com

Deloíze Lorenzet, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (2005). É Especialista em Psicopedagogia, também pela Universidade de Passo Fundo (2007). É Mestre em Educação pelo PPGEDU-UPF (2011), pesquisadora na linha de Políticas Educacionais. Como também sobre as temáticas: Mercantilização da Educação Superior, Democratização, Formação de Professores, Políticas Afirmativas, Processos Educativos, Alfabetização, entre outras. Atualmente é Professora do Instituto Estadual Dom Diogo de Souza, localizado na Rua Adão Baino, Bairro Cristo Redentor - Porto Alegre/RS. E-mail: deloize@gmail.com

Downloads

Publicado

20/12/2016

Como Citar

FÁVERO, A. A.; LORENZET, D. Encontros e Desencontros na Docência Universitária: Da ênfase no ensino à ênfase na aprendizagem. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 1849–1863, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n4.6344. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6344. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos