Patrimônio, diversidade cultural e educação escolar: a educação patrimonial no programa mais educação

Autores

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pós-Graduação em Educação. São Leopoldo - RS – Brasil. 93022000
  • Márcia Amélia Cletes de Moraes Especialista em História e Cultura Indígena e Afro-brasileira. ULBRA - Universidade Luterana do Brasil. Canoas – RS – Brasil. 92425-900. Escola Adventista de Erechim. Erechim – RS - Brasil. 99700-000

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p22

Palavras-chave:

Educação patrimonial, Diversidade cultural, Política educacional,

Resumo

O presente artigo visa compreender as relações entre educação patrimonial e diversidade cultural nas políticas educacionais brasileiras, com ênfase na análise de documentos ministeriais que inserem a educação patrimonial como temática no Programa Mais Educação. Os autores analisam dois deslocamentos na produção dos sentidos atribuídos historicamente à educação patrimonial e suas relações com os processos de escolarização contemporâneos.

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Biografia do Autor

Rodrigo Manoel Dias da Silva, UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pós-Graduação em Educação. São Leopoldo - RS – Brasil. 93022000

Professor de Sociologia na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Márcia Amélia Cletes de Moraes, Especialista em História e Cultura Indígena e Afro-brasileira. ULBRA - Universidade Luterana do Brasil. Canoas – RS – Brasil. 92425-900. Escola Adventista de Erechim. Erechim – RS - Brasil. 99700-000

Graduada em História pela Universidade de Caxias do Sul. Especialista em História e Cultura Indígena e Afro-brasileira pela Universidade Luterana do Brasil. Professora de História na Escola Adventista de Erechim, RS.

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Publicado

11/04/2016

Como Citar

SILVA, R. M. D. da; MORAES, M. A. C. de. Patrimônio, diversidade cultural e educação escolar: a educação patrimonial no programa mais educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 1, p. 22–35, 2016. DOI: 10.21723/riaee.2016.v11.n1.p22. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7451. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos