“I’m dying to be a star”: uma pesquisa exploratória sobre a demanda do curso técnico em canto em uma instituição pública de educação profissional

Autores

  • Paulo Constantino UNESP Marilia/Centro Paula Souza
  • Márcia Regina de Oliveira Polentine

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8393

Palavras-chave:

Técnico em canto. Demandas na educação profissional. Políticas educacionais.

Resumo

Analisa o aumento expressivo da demanda por vagas no processo seletivo do curso Técnico em Canto em uma instituição pública paulista nos últimos anos. Baseado em instrumentos da pesquisa documental, combinado às análises obtidas em campo com um grupo focal de alunos ingressantes em 2014, considera algumas explicações para esta explosão de demanda na educação profissional. A expectativa de fama e estrelato – fortemente nutrida pelos candidatos-cantores – foi a hipótese inicialmente investigada entre os ingressantes, e foi substancialmente alterada no decorrer da formação escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Constantino, UNESP Marilia/Centro Paula Souza

Doutor em Educação pela UNESP Marília. Atua na supervisão escolar das escolas técnicas estaduais de São Paulo na região de Marília/SP e como professor no Depto. de Didática da UNESP Marília.

Referências

BARBIER, Patrick. História dos castratti. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1993.

BLANNING, Tim. O triunfo da música: a ascensão dos compositores, dos músicos e de sua arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei Complementar nº11769/08. Diário Oficial da União. Brasília, 19 de agosto de 2008.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96). Diário Oficial da União. Brasília, 24 de dezembro de 1996.

BRASIL. MEC. Resolução CNE/CEB nº 06/2012 de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da União. Brasília, 21 de setembro de 2012.

BRASIL. MEC. Parecer CNE/CEB nº 12, de 04 de dezembro de 2013. Diretrizes nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2014. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=14875&Itemid=>. Acesso em 30 jan. 2015.

CEETEPS. Perfil e histórico do Centro Paula Souza. Disponível em: <http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/quem-somos/perfil-historico/>. Acesso em: 03 fev. 2015.

CETEC. Banco de dados do ensino técnico do Centro Paula Souza. Disponível em: <http://www.cpscetec.com.br/bdcetec>. Acesso em: 03 fev. 2015.

CIDADE VELOZ. Flávio Venturini e Murilo Antunes (compositor). Flávio Venturini (intérprete). Rio de Janeiro: Gala, 1990. LP. Cidade Veloz.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira et al. Retrato de um sonho – o perfil do candidato a vagas da ETEC das Artes “Parque da Juventude” em São Paulo. Anais do XVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação. p. 01-05.Salvador: ANPPOM, 2008.

HOWELL, Susan Diane. Singing for success: tips and trends for developing professional divas. Baltimore: PublishAmerica, 2013.

LEONARDO. Não aprendi dizer adeus. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.

LIMA, Sonia Albano. A educação profissional de música frente à LDB nº 9394/96. In: ABEM. Revista da ABEM. n. 5. p. 39-44. Porto Alegre: ABEM, 2000.

PECKHAM, Anne. The contemporary singer: elements of vocal technique. Boston: Berklee Press, 2010.

PRETZEL LOGIC. Walter Becker e Donald Fagen (compositor). Steely Dan (intérprete). USA: MPS, 1974. LP. Pretzel Logic.

SANDRONI, Clara. 260 dicas para o cantor popular – profissional e amador. Rio de Janeiro: Lumiar, 1998.

SINGERS. Vocal instruction for singers. Disponível em: <http://www.singers.com/instructional/index.html>. Acesso em 31 mar. 2015.

SPITZ, Bob. The Beatles: a biografia. São Paulo: Larousse do Brasil, 2007.

SURMANI, Karen Farnum. Teach yourself to sing: everything you need to know to start singing now! Van Nuys: Alfred Music Publishing, 1995.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. A pesquisa e a produção de conhecimentos. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores – educação, cultura e desenvolvimento. v. 3. p. 111-147. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

WIKIHOW. Como se tornar um cantor famoso. Disponível em: <http://pt.wikihow.com/Se-Tornar-um%28a%29-Cantor%28a%29-Famoso%28a%29>. Acesso em 03 fev. 2015.

WILKINS, Carolyn. Tips for singers: performing, auditioning, and rehearsing. Boston: Berklee Press, 2008.

Downloads

Publicado

05/07/2017

Como Citar

CONSTANTINO, P.; POLENTINE, M. R. de O. “I’m dying to be a star”: uma pesquisa exploratória sobre a demanda do curso técnico em canto em uma instituição pública de educação profissional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1649–1658, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8393. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8393. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos