Educar pela pesquisa na disciplina de seminário integrado: um olhar diferenciado sobre o ensino médio noturno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8737

Palavras-chave:

Educar pela pesquisa. Ensino noturno. Seminário integrado.

Resumo

O artigo tem a intenção de apresentar uma proposta de trabalho pautada pelo educar pela pesquisa, realizada com alunos do terceiro ano noturno do ensino médio politécnico de uma Escola Estadual do município de Camaquã - RS. A iniciativa deu-se em virtude da vontade de prover estimulo a alunos, em sua maioria trabalhadores, os quais, cansados da jornada de trabalho, acabam perdendo interesse pelos estudos. A metodologia utilizada consistiu em propiciar um ambiente de pesquisa em sala em aula, com proposição de atividades alicerçadas nos pressupostos do educar pela pesquisa. Ao término do processo, a coleta de dados foi realizada a partir de questionários e entrevistas. Após a análise dos dados coletados, o estudo demonstrou expectativas e dificuldades que emergiram dos alunos nas práticas de pesquisa, bem como, a importância da proposta do educar pela pesquisa, propiciando aos alunos autonomia no processo de construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Josué Michels, Universidade Luterana do Brasil ULBRA Instituto Federal Sul-Riograndense IFSUL

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA; Mestre em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Doutorando em Ensino de Ciências pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA; Professor do Ensino Básico e Tecnológico do Instituto Federal Sul Rio-Grandense IFSUL.

Gabriela Ribeiro Barbosa, Instituto Federal Sul-Riograndense IFSUL campus Camaquã

Graduada em Ciências Biológicas

Pós Graduada em Ensino de Ciências: Educar pela Pesquisa

Maria Eloisa Farias, Universidade Luterana do Brasil ULBRA. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática PPGECIM.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), especialização em Programas de Saúde pela UFRGS (1980), especialização em Saúde Pública pela UFRGS (1982), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UFRGS (1983) e doutorado em Educação - Universidad Pontifícia de Salamanca (1998). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Biologia, com ênfase em atividades interdisciplinares, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, supervisão de estágios nos diferentes graus de ensino e formação de professores.

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Publicado

04/03/2017

Como Citar

MICHELS, J.; BARBOSA, G. R.; FARIAS, M. E. Educar pela pesquisa na disciplina de seminário integrado: um olhar diferenciado sobre o ensino médio noturno. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp., p. 933–951, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n2.8737. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8737. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos