A pedagogia socialista como possibilidade de superação da pedagogia toyotista: contribuições do materialismo histórico-dialético

Autores

  • Marta Silene Ferreira Barros Universidade Estadual de Londrina-Paraná
  • Dayanne Vicentini Universidade Estadual de Londrina - Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.9095

Palavras-chave:

Educação. Marxismo. Pedagogia Socialista.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo central problematizar a apropriação da pedagogia toyotista presente em tempos de neoliberalismo pela pedagogia socialista. A partir da relação entre educação e trabalho, podemos analisar que este, inserido no contexto capitalista, acaba por tomar uma forma degradada e alienante. As escolas, configurando-se como instituições formadoras do homem, atrelam-se a concepções pautadas na lógica do mercado de trabalho. Isto é, suas propostas pedagógicas partem do princípio de preparar e treinar os indivíduos para que obtenham perfis adequados às especificidades dos modos de produção fabris da sociedade neoliberal. O percurso metodológico se fez por intermédio de análises bibliográficas de autores que discutem a temática. Vale mencionar, ainda, que o estudo é resultado de discussões realizadas no âmbito do Projeto de Pesquisa FOCO - Formação Continuada: implicações do materialismo histórico e dialético e da teoria histórico cultural na prática docente e no desenvolvimento humano, vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina. As análises nos revelaram que é mister lutar para que o modelo educacional vigente dê lugar a uma educação social e humanizadora. 

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Biografia do Autor

Marta Silene Ferreira Barros, Universidade Estadual de Londrina-Paraná

Docente da Universidade Estadual de Londrina do Departamento de Educação e da Pós Graduação em Educação.

Dayanne Vicentini, Universidade Estadual de Londrina - Paraná

Mestranda do programa de Pós graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina-PR, Professora do Educação Básica do Município de Londrina.

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Publicado

04/03/2017

Como Citar

BARROS, M. S. F.; VICENTINI, D. A pedagogia socialista como possibilidade de superação da pedagogia toyotista: contribuições do materialismo histórico-dialético. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp., p. 1056–1068, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n2.9095. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9095. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos