Os educadores franceses Célestin Freinet e Fernand Deligny

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.9637

Palavras-chave:

Freinet. Expressão livre. Deligny. Cartografia

Resumo

O artigo é parte do estudo teórico-conceitual do projeto de pesquisa de pós-doutorado.  A investigação retoma as contribuições pedagógicas dos educadores francês Célestin Freinet (1896-1966) e Fernand Deligny (1913-1996). Ambos participaram da primeira guerra mundial, foram comunistas e viveram sobre as forças dos tempos da escola nova francesa. Essas três ligações: histórica, política e educacional produziram afeitos diferentes em suas pedagogias. Sendo assim, este trabalho não pretende compará-los, e sim, valorizar as ideias e de uma certa maneira homenagear estes dois educadores do século XX. Os objetivos do texto são de identificar alguns movimentos biográficos destes educadores e mostrar os seus principais conceitos pedagógicos: Freinet, a expressão livre e Deligny, a cartografia.

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Biografia do Autor

Sônia Regina da luz Matos, PPGedu

Bolsista de Estágio Pós-Doutoral Université Paris X - ). Doutorado em cotutela em Educação (UFRGS) e Sciences de l'Education (Université Lumière Lyon 2), Mestra em Educação (PUCRS), Graduada em Pedagogia Matérias Pedagógicas (PUCRS), em Supervisão Escolar e séries iniciais (PUCRS). Escreveu seus últimos livros sobre alfabetização, escrita e formação de professores, atuação na área de currículo, didática, formação de professores alfabetismos, educação infantil, EJA e diferença.

 

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Publicado

15/10/2017

Como Citar

MATOS, S. R. da luz. Os educadores franceses Célestin Freinet e Fernand Deligny. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2231–2244, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.9637. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9637. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos