Questionando a proposital invisibilidade: reflexões sobre a abordagem das relações de gênero no PIBID – Interdisciplinar da UPE Campus Petrolina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n2.2018.9645

Palavras-chave:

Gênero, Educação, PIBID, Interdisciplinaridade.

Resumo

O Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014 – foi aprovado após uma intensa disputa liderada pelos setores religiosos e fundamentalistas da assembleia legislativa do país para a não-inserção das questões de gênero no currículo escolar. Mas porque não discutir essa problemática? Dessa forma, este artigo tem como objetivo problematizar a legislação pertinente às questões de gênero, assim como apontar possíveis abordagens das relações de gênero em sala de aula através de uma experiência realizada no Programa de Iniciação à Docência – PIBID – da Universidade de Pernambuco – campus Petrolina. Nossa preocupação se estende também à formação de professoras e professores para trabalharem as questões de gênero, posto que a maioria dos cursos de licenciatura do país não prepara as/os estudantes para abordar a temática.

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Biografia do Autor

janaina Guimarães da Fonseca Silva, Universidade de Pernambuco

Doutora em história pela Universidade federal de Pernambuco (2012). Professora adjunta da Universidade de Pernambuco, no Campus Petrolina, onde é vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI). É também coordenadora do LIFE-Laboratório interdisciplinar de formação de professores, aprovado e financiado pela CAPES e coordenadora de área do PIBID, ambos na unidade da UPE em Petrolina. Tem experiência na área de ensino de História e relações de gênero.

Camila dos passos Roseno, Estudante do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI da Universidade de Pernambuco.

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI da Universidade de Pernambuco. Pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça - GPPGeR, pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM) pertencente a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciada em História pela Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina (2012.1). 

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Publicado

05/03/2018

Como Citar

SILVA, janaina G. da F.; ROSENO, C. dos passos. Questionando a proposital invisibilidade: reflexões sobre a abordagem das relações de gênero no PIBID – Interdisciplinar da UPE Campus Petrolina. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 3, p. 764–784, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n2.2018.9645. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9645. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos