A política nacional de desenvolvimento regional sob uma perspectiva institucionalista: das políticas top down às premissas de governança

Autores

  • João Paulo Davi Constantino Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Economia, Campinas – SP – Brasil. Mestrando em Desenvolvimento Econômico.

Palavras-chave:

Política Regional, Institucionalismo, Governança,

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar a evolução das políticas de planejamento regional e territorial no Brasil a partir de uma perspectiva institucionalista, culminando nas recomendações que esta visão tem para o desenvolvimento regional e em que medida estas estiveram presentes na Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Para isto, são apresentados os antecedentes do planejamento regional, demonstrando as práticas top down dos anos keynesianos e a crise deste modelo a partir dos anos 1980; a visão institucionalista do desenvolvimento regional e uma crítica a sua versão neoliberal, bem como suas ressalvas quanto a PNDR. O artigo então conclui que, dentro desta perspectiva, os elementos de coesão, cooperação e governança são essenciais para qualquer política regional, sem, entretanto, cair nos localismos que ignoram os desafios econômicos gerais.

Biografia do Autor

João Paulo Davi Constantino, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Economia, Campinas – SP – Brasil. Mestrando em Desenvolvimento Econômico.

Mestrando em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, com ênfase na área de Economia Regional e Urbana

Downloads

Publicado

10/09/2018