Rainhas da Noite: “O belo horrível romântico” e a imagem da monstruosidade feminina em Emily de A Noiva Cadáver

Autores

Palavras-chave:

Cinema, Feminino, Gótico, Literatura,

Resumo

Consideramos a imagem de Emily, personagem do filme de animação A Noiva Cadáver, de Tim Burton, a partir do motivo da Lady of Darkness, personagem musa, “amada morta”, que se manifesta no amalgama entre o grotesco e o sensível, conectada às figuras da obra ficcional de Edgar Allan Poe e o modelo de personagem feminina mórbida de seus contos unheimlich, dentro da perspectiva dos estudos de gênero sobrepostos ao gótico. As personagens se aproximam entre si, cujas imagens são arquetípicas e reverberam um imaginário que ultrapassa os limites do tempo e do espaço. A discussão propicia a compreensão da composição imagética da personagem feminina gótica, por meio de Emily, cuja perspectiva encontra raízes em uma tradicional maneira de representação do feminino. Este modelo de representação fornece a chave interpretativa, beneficiando a discussão sobre os modos de projeção da imagem da mulher inanimada, em sua representação verbal e visual.

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Publicado

27/02/2019

Edição

Seção

O Gótico e as Mulheres