Representações do imigrante na obra de Guimarães Rosa

Autores

  • Aline Maria Magalhães de Oliveira Ávila UNESP ‒ Universidade Estadual Paulista ‒ Faculdade de Ciências e Letras ‒ Programa de Pós-graduação em Estudos Literários ‒ Araraquara ‒ SP ‒ Brasil.

Palavras-chave:

Alteridade, Estudos culturais, Guimarães Rosa, Identidade, Imigração,

Resumo

Crescem cada vez mais os estudos acadêmicos sobre imigração, exílio e das relações entre alteridades, nas mais diversas áreas do conhecimento, assim como no interior da crítica e da teoria literárias. A figura do imigrante e sua representação no espaço literário despertam bastante interesse, uma vez que nos coloca diante de uma diversidade de temáticas, de questões culturais e formais, que pedem ao crítico maior sensibilidade e pluralidade de olhares. No cenário literário nacional, o surgimento da figura do imigrante está intimamente relacionado à intensificação da imigração em fins do século XIX e, sobretudo, início do XX. Nosso intuito é dar relevância a um assunto que faz parte da formação de nossa literatura e de nossa sociedade. Para tanto, selecionamos como corpus a consagrada obra de Guimarães Rosa, reconhecido mundialmente como um dos maiores escritores de língua portuguesa, a fim de mostrar que, mesmo em uma obra canônica como essa, o tema aparece recorrentemente e de forma relevante, embora ainda seja pouco explorado pela crítica. Nas narrativas sobre imigração, temas como alteridade, identidade, hibridismo e tensão entre as diferenças ganham destaque. Por isso, a análise desse tema pode ser enriquecida com o suporte das linhas teóricas culturalistas ou pós-coloniais.

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Publicado

26/03/2018

Edição

Seção

Artigos