Cinema, literatura e pintura em São Bernardo, de Leon Hirszman

Autores

  • Paulo Roberto Ramos USP – Universidade de São Paulo – Instituto de Energia e Ambiente – São Paulo – SP – Brasil. 05508-900

Palavras-chave:

Adaptação, Cinema, Literatura, Pintura,

Resumo

Na transposição para o cinema de São Bernardo (1973), romance de Graciliano Ramos (1934), o realizador Leon Hirszman recorre à pintura como um dos elementos formais para levar às telas o texto literário. O filme estabelece, portanto, diálogo com duas formas de arte: a literatura, ponto de partida da realização fílmica, e a pintura, da qual o cineasta incorpora alguns de seus elementos formais na estrutura de transposição da obra do escritor.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Ramos, USP – Universidade de São Paulo – Instituto de Energia e Ambiente – São Paulo – SP – Brasil. 05508-900

Pós-doutor em literatura brasileira pela Faculade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia, ambos da Universidade de São Paulo.

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Publicado

16/03/2020

Edição

Seção

O Cinema e os seus Duplos