Entre as Primeiras e as Outras estórias: uma análise da transcriação do sertão rosiano no filme de Pedro Bial

Autores

  • Andreia Carla Lopes Aredes UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Faculdade de Ciências e Letras – Programa de Pós-Graduação em Letras – Literatura e Vida Social – Assis – SP – Brasil. 19806-900 https://orcid.org/0000-0001-6722-7822

Palavras-chave:

Guimarães Rosa, Literatura e cinema, Outras estórias, Primeiras estórias, Transcriação,

Resumo

Os debates sobre a apropriação que o cinema faz de obras literárias não são recentes, tampouco podem ser considerados como um caso superado ou resolvido. A partir disso, o presente trabalho consiste na análise da transposição de alguns elementos da narrativa literária de cinco contos da obra Primeiras estórias (1962), de João Guimarães Rosa, para a narrativa fílmica Outras estórias (1999), dirigida por Pedro Bial, considerando-se, principalmente, a caracterização dos personagens; a estruturação, o aproveitamento e entrecruzamento dos enredos; além das presenças das vozes narrativas. Como resultado de tal análise, pretende-se demonstrar como a tensão dos diversos dramas humanos foi transposta para os elementos essencialmente cinematográficos, para os quais colaboram a narrativa pela imagem, a fotografia, os planos e o enquadramento, entre outros, bem como os apontamentos dos recursos que Bial utilizou para recriar em linguagem cinematográfica o universo rosiano.

Biografia do Autor

Andreia Carla Lopes Aredes, UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Faculdade de Ciências e Letras – Programa de Pós-Graduação em Letras – Literatura e Vida Social – Assis – SP – Brasil. 19806-900

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras - Área de Concentração: Literatura e Vida Social - da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis.

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Publicado

16/03/2020

Edição

Seção

O Cinema e os seus Duplos