SOCIEDADE E LITERATURA

OS PERSONAGENS LEITORES NA FICÇÃO QUEIROSIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58943/irl.v1i59.19604

Palavras-chave:

Eça de Queirós, Literatura Portuguesa, Século XIX, Personagens leitores

Resumo

O intuito do presente trabalho é examinar a representação de alguns personagens leitores nas obras O primo Basílio (1878) e Os Maias (1888), do escritor português Eça de Queirós, considerando a cultura literária e a educação dos homens e das mulheres da época. Sendo assim, pretende-se elaborar um breve estudo sobre a recorrência da literatura na ficção queirosiana, destacando, sobretudo, as leituras consumidas pelos personagens – tanto femininos quanto masculinos – e o reflexo dessa literatura na construção de cada leitor presente nas respectivas narrativas. É importante reconhecer, nesse contexto, a literatura como uma forma de retratar o meio cultural oitocentista. Pela produção literária proveniente de Portugal e de outros países, os movimentos literários influenciam os indivíduos da sociedade portuguesa do século XIX e, consequentemente, são explicitados na ficção de Eça por meio de caracterizações excepcionais de personagens detalhados e complexos.

Biografia do Autor

Isabela Coradini Pinheiro, UERJ

Mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/CAPES), tendo como foco de pesquisa aspectos culturais urbanos nas obras do autor Eça de Queirós. Graduada em Letras - Português/Literaturas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Fez parte da equipe editorial da Revista Palimpsesto atuando como editora de seção em todo o ano de 2023. 

Sérgio Nazar David, UERJ

Doutor em Teoria da Literatura (UFRJ, 2001), com Pós-Doutorado (Coimbra, 2006) sob a supervisão de Ofélia Paiva Monteiro. Professor Titular de Literatura Portuguesa (UERJ) e bolsista FAPERJ (Cientista do Nosso Estado). Presidiu a Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP) no biênio 2020-2021. É membro do Centro de Literatura Portuguesa (CLP) da Universidade de Coimbra (Equipe Garrett) e do Conselho Cultural da Fundação Eça de Queiroz (Portugal). Autor de Onze Moedas de Chumbo (poesia, 7Letras, 2001), Freud e a Religião (ensaio, Jorge Zahar, 2003), A Primeira Pedra (poesia, 7Letras, 2006 - indicado ao Prémio Portugal Telecom 2006), O Século de Silvestre da Silva - Vol. I - Estudos sobre Garrett, A. P. Lopes de Mendonça, Camilo Castelo Branco e Júlio Dinis (ensaio, Lisboa, Editora Prefácio, 2007), O Século de Silvestre da Silva - Vol. II - Estudos Queirosianos (ensaio, 7Letras, 2007), Tercetos Queimados (poesia, 7Letras, 2014), O Olho e Mão (poesia, 7Letras, 2018, com Ana Marques Gastão) e Gelo (poesia, 7Letras, 2023). Organizador das edições críticas de: Cartas de Amor à Viscondessa da Luz (RJ, 7Letras, 2004 - Famalicão, Edições Quasi, 2007), Correspondência Familiar (Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2012 - Menção Honrosa / Prémio Grémio Literário de Lisboa, 2012); Correspondência para Rodrigo da Fonseca Magalhães (Imprensa Nacional, 2016 - Menção Honrosa / Prémio Grémio Literário de Lisboa, 2016); e Filipa de Vilhena / A Sobrinha do Marquês (Imprensa Nacional, 2020), de Almeida Garrett. Colaborou/tem colaborado em diversos jornais, periódicos e cadernos literários: Colóquio Letras e Arquivos (Fundação Calouste Gulbenkian), Prosa e Verso (O Globo), Mais! (Folha de São Paulo), Poesia Sempre (BN do Rio de Janeiro), Revista Discursos (Universidade Aberta / Lisboa), Diário de Notícias (Lisboa), O Público (Lisboa), O Primeiro de Janeiro (Porto), Relâmpago, Nervo e Eufeme (Portugal). Na UERJ, integrou, por eleição de seus pares, o Conselho Consultivo da Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (2007-2011); foi Coordenador Geral Adjunto de Pós-Graduação (2008-2010); coordenou a área de Literatura Portuguesa (Pós-Graduação, 2011-2013); chefiou o Departamento de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa e Filologia (2015-2017); coordenou a área de Estudos de Literatura (Pós-Graduação, 2017-2018); e presidiu o Conselho Editorial da revista Matraga (Pós-Graduação, 2015-2019). Coordena desde 2023 a Especialização Lato Sensu em Literatura Portuguesa. É consultor científico do CNPq, da CAPES e da FAPERJ. Orientou 27 dissertações de Mestrado e 10 teses de Doutorado. Supervisionou 2 pesquisas de Pós-doutorado. No momento, está finalizando para a Imprensa Nacional a edição crítica de Outras Obras Dramáticas, que reúne quatro comédias de Garrett: O Corcunda por Amor, Tio Simplício, Falar Verdade a Mentir e O Conde de Novion. 

Downloads

Publicado

03/12/2024